Operando desde janeiro deste ano na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a linha de montagem de cabine com novas tecnologias de inteligência artificial (realidade virtual, abastecimento de peças na linha com pequenos veículos autônomos etc.) já é realidade na Mercedes-Benz e será em toda indústria de caminhões em um futuro muito próximo.

Veja vídeo de 1 minuto sobre esta nova linha de montagem de cabine 4.0 e abaixo o texto que explica o que é uma fábrica 4.0.

 

Entenda o que é uma fábrica 4.0

Em março de 2018, a Mercedes-Benz já havia apresentado os primeiros passos para a indústria 4.0. No dia 29 de março daquele publicamos o artigo “O que frotistas ganham com a nova fábrica 4.0 da Mercedes-Benz?”, link para este artigo no final deste texto.

A linha de montagem de cabinas 4.0 é mais um passo nessa revolução, com o uso da inteligência artificial e a redução da dependência do trabalho humano.

Os pilares da quarta revolução industrial utilizada tecnologia digital, uso de óculos de realidade aumentada, robôs colaborativos, exoesqueleto, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas, conceitos presentes na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Novas fases

Segundo o presidente da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer, este conceito 4.0 agora vai avançar para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus. Com isso, a Mercedes-Benz projeta ganhos de 15% em eficiência e 20% em logística em relação aos processos anteriores.

“Com a nova linha de cabinas, seguimos entregando investimentos no Brasil, dentro do aporte de R$ 2,4 bilhões programado entre 2018 e 2022”, informa Philipp Schiemer. “Ou seja, a Mercedes-Benz segue confiando no potencial do mercado brasileiro”.

Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas, robôs e AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente) são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de Inteligência Artificial e Big Data. Utilizando recursos de Analytics, pode-se monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, flexibilizando o mix de produção.

Iveco em Sete Lagoas foi a primeira a usar óculos de realidade aumentada em 2015

Projeto Glass, de realidade aumentada, foi tema de reportagem na edição 140 da revista TRANSPORTE MUNDIAL, em março de 2015

A Iveco, em Sete Lagoas (MG), já trabalhava com um projeto Glass de realidade aumentada com uso do Google Glass desde 2015. A Mercedes-Benz do Brasil é a segunda montadora no Brasil e a primeira dentro do grupo Daimler Trucks a utilizada este recurso.

Com testes ao longo de 2018, está sendo utilizada, a partir deste ano, no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva. Os óculos de realidade aumentada possibilitam visualizar imagens com parâmetros e informações dos sensores de um determinado equipamento ou do processo produtivo. Permite ao operador ou inspetor que atue de forma rápida e com as mãos livres, tendo o suporte de áudio, vídeo e outros documentos que auxiliam o processo de manutenção, garantindo redução no tempo de atendimento e qualidade na execução da tarefa.

O robô colaborativo trabalha em sintonia com os operadores, aliviando esforços em atividades repetitivas, contribuindo para maior assertividade. Na Mercedes-Benz do Brasil, o primeiro robô colaborativo atua na montagem da chave geral do caminhão.

De braço duplo e mãos flexíveis, o robô colaborativo manuseia qualquer objeto, com precisão. Graças a seu design compacto e ao controle preciso, não exige barreiras, gaiolas ou grades para utilização, nem zonas restritas de uso, garantindo a segurança dos colaboradores e das pessoas à sua volta.

Agregando mais novidades à linha de cabinas, o exoesqueleto é uma evolução do posto de trabalho com foco na ergonomia, saúde ocupacional e segurança para os colaboradores. Já são mais de três meses de estudos e testes, realizados em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli-USP em um laboratório montado dentro da própria empresa.

O exoesqueleto é uma estrutura de suporte ao colaborador projetada ergonomicamente para ajudar nas realizações de movimentos repetitivos. Conforme o modelo, pode diminuir esforços nos ombros, coluna, quadril e pernas. Não aumenta a força do colaborador, mas reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.

Leia mais:

Fábrica 4.0 preparada para o New Actros

Projeto Glass da Iveco em Sete Lagoas

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).