Caminhão autônomo, um novo modelo de negócio no Brasil

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Caminhão com Inteligência artificial e capacidade para memorizar as características do espaço onde atua, e equipado com sensores e câmeras e inteligência que reconhece todos obstáculos mapeados, incluindo pessoas, já é realidade no Brasil. As primeiras unidades com direção autônoma em operação são quatro Mercedes-Benz Atego 1730 dentro do Centros de Distribuição da Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza100% brasileira) localizada em Amparo/SP.

Ao adquirir os quatro Atego 1730, a  Ypê se tornou a primeira empresa no País a adotar caminhões com direção autônoma em sua logística interna. A aquisição faz parte da estratégia de aliar mais tecnologia ao novo CD 4.0, conforme disse vice-presidente de Operações da companhia, Jorge Eduardo Beira.

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Equipado com sensores e câmeras, o caminhão reconhece obstáculos e pedestres

 “Nosso objetivo é reforçar o compromisso com a inovação, a eficiência e a otimização de processos para continuarmos evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes”, complementou. Além dos veículos autoguiados com sensores, o processo conta com robôs que montam paletes e sistemas de comando de voz, tornando a unidade uma das mais modernas e tecnológicas do Brasil e de toda a América Latina.

Novo modelo de negócio

De acordo com o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, o grande diferencial do caminhão autônomo está na operação, pois cada uma tem suas características e necessidades específicas.

Leoncini explicou que as equipes da fábrica fazem os levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas. “Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva para os clientes”, complementou. A solução oferecida pela Mercedes-Benz conta com parceria da Lume Robotics, a responsável pela tecnologia de automação agregada aos veículos.

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Roberto Leoncini: a Mercedes-Benz está chegando a um novo modelo de negócio no Brasil

O executivo complementou que os quatro Atego adquiridos pela Ypê se movimentam em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. Munido de diversos sensores e câmeras, o sistema do caminhão reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres.

 “Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes, e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz está chegando a um novo modelo de negócio no Brasil com a oferta também de consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados e a entrega de soluções customizadas aos clientes”, observou.

O trabalho da Mercedes-Benz com a Lume Robotics na Ypê tem como expectativa a expansão de veículos autônomos no Brasil atingir resultado similar ao alcançado na parceria com a Grunner, startup que utiliza o Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar.

Baseado nessa iniciativa, Leoncini vê mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, como operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada, tais como na mineração e grandes obras de infraestrutura, onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Achim Puchert, complementou dizendo que o olhar está além dos portões da fábrica e unindo expertises com outros especialistas. “Temos  pensado fora da caixa. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso País”, reforçou.

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Achim Puchert: olhar está além dos portões da fábrica, temos pensado fora da caixa

Os caminhões Atego da Ypê com direção autônoma foram preparados para operar durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento auto dentro da fábrica de Amparo. Os veículos transferem produtos entre linhas de produção e o Centro de Distribuição ambos interligados por sistema de automação.

Executivos da Alemanha

Na terça-feira (31/01), a executiva membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, e o chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, Prof. Uwe Baake, visitaram o Centro de Distribuição da Ypê para conhecerem a operação dos caminhões Atego autônomos. Eles estiveram acompanhados pelo presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, Roberto Leoncini mais uma equipe da diretoria da fábrica.

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Karin Rådström e o prof. Uwe Baake na Ypê para conhecer operação do Atego Autônomo

Essa foi a segunda visita ao Brasil dos executivos da Alemanha desde novembro passado, quando estiveram na Fenatran. O compromisso no País incluiu reuniões de negócios na região da América Latina e também conhecer a operação do Atego 1730 no Centro de Distribuição da Ypê.