Caminhão com Inteligência artificial e capacidade para memorizar as características do espaço onde atua, e equipado com sensores e câmeras e inteligência que reconhece todos obstáculos mapeados, incluindo pessoas, já é realidade no Brasil. As primeiras unidades com direção autônoma em operação são quatro Mercedes-Benz Atego 1730 dentro do Centros de Distribuição da Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza100% brasileira) localizada em Amparo/SP.
Ao adquirir os quatro Atego 1730, a Ypê se tornou a primeira empresa no País a adotar caminhões com direção autônoma em sua logística interna. A aquisição faz parte da estratégia de aliar mais tecnologia ao novo CD 4.0, conforme disse vice-presidente de Operações da companhia, Jorge Eduardo Beira.
“Nosso objetivo é reforçar o compromisso com a inovação, a eficiência e a otimização de processos para continuarmos evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes”, complementou. Além dos veículos autoguiados com sensores, o processo conta com robôs que montam paletes e sistemas de comando de voz, tornando a unidade uma das mais modernas e tecnológicas do Brasil e de toda a América Latina.
Novo modelo de negócio
De acordo com o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, o grande diferencial do caminhão autônomo está na operação, pois cada uma tem suas características e necessidades específicas.
Leoncini explicou que as equipes da fábrica fazem os levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas. “Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva para os clientes”, complementou. A solução oferecida pela Mercedes-Benz conta com parceria da Lume Robotics, a responsável pela tecnologia de automação agregada aos veículos.
O executivo complementou que os quatro Atego adquiridos pela Ypê se movimentam em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. Munido de diversos sensores e câmeras, o sistema do caminhão reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres.
“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes, e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz está chegando a um novo modelo de negócio no Brasil com a oferta também de consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados e a entrega de soluções customizadas aos clientes”, observou.
O trabalho da Mercedes-Benz com a Lume Robotics na Ypê tem como expectativa a expansão de veículos autônomos no Brasil atingir resultado similar ao alcançado na parceria com a Grunner, startup que utiliza o Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar.
Baseado nessa iniciativa, Leoncini vê mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, como operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada, tais como na mineração e grandes obras de infraestrutura, onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Achim Puchert, complementou dizendo que o olhar está além dos portões da fábrica e unindo expertises com outros especialistas. “Temos pensado fora da caixa. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso País”, reforçou.
Os caminhões Atego da Ypê com direção autônoma foram preparados para operar durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento auto dentro da fábrica de Amparo. Os veículos transferem produtos entre linhas de produção e o Centro de Distribuição ambos interligados por sistema de automação.
Executivos da Alemanha
Na terça-feira (31/01), a executiva membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, e o chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, Prof. Uwe Baake, visitaram o Centro de Distribuição da Ypê para conhecerem a operação dos caminhões Atego autônomos. Eles estiveram acompanhados pelo presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, Roberto Leoncini mais uma equipe da diretoria da fábrica.
Essa foi a segunda visita ao Brasil dos executivos da Alemanha desde novembro passado, quando estiveram na Fenatran. O compromisso no País incluiu reuniões de negócios na região da América Latina e também conhecer a operação do Atego 1730 no Centro de Distribuição da Ypê.