O Grupo Iveco apresentou novidades de três marcas (Iveco, Iveco Bus e FPT Industrial) de suas oito no total, que incluem ainda Heuliez, Iveco Capital, IDV, Astra e Magirus, na IAA Transportation, maior feira do setor de transportes e logística do mundo, que termina no dia 25 de setembro em Hannover, na Alemanha. O Grupo, por meio de parcerias estratégicas com empresas altamente avançadas em tecnologias, como Nikola e Hyundai, mostra como será o futuro a curto e médio prazo das marcas envolvidas.   

Como todos os participantes da feira, o foco foi o transporte sustentável, com objetivo de atingir a emissão zero carbono até 2040. Até a data meta, a Iveco tem 18 anos, uma missão desafiadora se considerarmos a evolução realizada nos últimos 20 anos. Para atingir a meta, o grupo deverá fazer três vezes mais por ano do que fez nos anos anteriores. Isso, já considerando que a Iveco é líder no uso da motorização a gás e conta com uma importante parceria com a Nikola Corporation para produção de caminhões a célula de combustível. 

Aliás, falando em eletromobilidade, a Iveco e a Nikola Corporation fizeram o lançamento comercial do Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) na configuração europeia. Também foi revelada a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que entrará no mercado europeu em 2024. Ambos os veículos são baseados na primeira plataforma modular elétrica para caminhões pesados articulados, para operações de aproximadamente 500 km (BEV) ou 800 km (FCEV) em configurações iniciais de lançamento. No Brasil, esses modelos seriam considerados de curta a média distância.

Iveco eDaily

Paralelamente, a Iveco também lançou o novo eDaily e apresentou o protótipo do veículo elétrico movido a célula de combustível eDaily, alimentado pelo sistema de célula de combustível da Hyundai. Este avanço é um resultado da colaboração entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company, que começou com a assinatura de um Memorando de Entendimento em março de 2022. Entre os fabricantes de caminhões, a Hyundai é a mais adiantada em célula de combustível, com entregas reais na Suíça e Alemanha, para citar dois países com clientes. 

A Iveco Bus apresentou novo ônibus urbano 100% elétrico E-Way, e a FPT Industrial teve como destaque a solução mais independente, um motor que pode funcionar com diferentes fontes de energia. Trata-se de um motor multicombustível capaz de funcionar com gás natural, hidrogênio ou misturas de ambos, uma nova geração de eixos eletrônicos para veículos comerciais médios e pesados e uma nova bateria para ônibus. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).