Dongfeng: um chinês no Top 5 de vendas

1158

A China, como o maior mercado automotivo do mundo, possui diversas fabricantes de caminhões no país. A Dongfeng (a maior delas), alcançou recentemente o posto de quinta maior fabricante do mundo; com produção anual de mais de 200 mil caminhões e 28 mil ônibus.

Radicada em Hubei, entre as cidades de Wuhan e Shiyan, a Dongfeng Trucks é parte da DFCV (Dongfeng Commercial Vehicles), Grupo que conta com 45% de participação da Volvo e 55% da Dongfeng. Com 30 mil colaboradores, a chinesa está em pleno processo de expansão; na Europa, África, Ásia e América do Sul — a empresa quer alcançar a fatia de 16% das vendas, a nível mundial. Outro segmento explorado pelo conglomerado é a produção de motores, que alcança 120 mil unidades anuais.

A ponta de lança da fabricante é a nova geração da gama KX, que inaugura o novo padrão de design e nível de equipamentos das cabines, já devido a presença da Volvo na empresa. A linha renovada foi apresentada no Salão de Hannover, em 2014. A DFCV (Dongfeng Commercial Vehicles) foi formada em 2003, em parceria com a Nissan. A Volvo é parceria desde janeiro deste ano, quando adquiriu os 45% da japonesa. 

De todo modo, a Dongfeng destoa das demais fabricantes chinesas, e está provando que uma chinesa pode sim competir em pé de igual com as gigantes Daimler Trucks, Volvo Trucks, e VW-MAN-Scania. As informações são da revista TRANSPORTE MUNDIAL Espanha.