Desde que governos criaram padrões de emissões de poluentes para veículos, como Euro e o Proconve, a busca pela melhoria da eficiência energética passou a pautar todo lançamento da indústria automobilística internacional. Basicamente, o foco dos lançamentos se dá na redução de poluentes e ruídos, mas também tem servido para aprimorar as tecnologias empregadas nos motores.

Todas essas questões foram levadas em consideração pela Scania quando lançou no mercado brasileiro suas novas potências de 450 cv e 510 cv. A opção de 450 cv atinge a potência máxima a 1.900 rpm, com torque de 239,6 mkgf entre 1.000 rpm e 1.300 rpm. No motor de 510 cv, o pico de potência é atingido a 1.900 rpm, com torque máximo de 260 mkgf entre 1.000 e 1.300 rpm.
Ambas, segundo a fabricante, já estão preparadas para receber a tecnologia Euro 6 de poluentes, no momento em que essa for normatizada no Brasil, o que já está sendo discutido entre indústria e governo e deverá ocorrer no início da próxima década.
Os propulsores Scania de 13 litros e 6 cilindros em linha nas novas potências prometem economia de até 5% em relação às atuais opções de 440 cv e 480 cv. Para isso, receberam novas tecnologias como a de alta pressão de injeção de diesel por diversos pontos e melhorias na eficiência da combustão, além de passarem a ser produzidos em CGI, composto de ferro e grafite capaz de ampliar a resistência a fadiga.
Para conhecer os principais concorrentes dos novos Scania, TRANSPORTE MUNDIAL listou motores, tecnologias, litragens, potências e torques para descobrir os caminhões mais valentes do mercado brasileiro nas faixas entre 450 cv e 510 cv, considerando motores com variação de 10 cv para mais ou para menos, sendo todos eles com SCR (Redução Catalítica Seletiva) para atender à norma de redução de emissão de poluentes Proconve P7 (Euro 5). Acompanhe os modelos abaixo:
5DAF

A DAF conta com duas opções de motores para fazer frente aos lançamentos da Scania: de 460 cv de potência a partir de 1.500 rpm e torque de 234.5 mkgf entre 1.050 rpm e 1.410 rpm, e 510 cv de potência a 1.500 rpm e torque de 254.9 mkgf entre 1.050 a 1.410 rpm, que integram a linha XF105.
O motor é Paccar MX-13, de 12,9 litros, montado num bloco de 6 cilindros em linha.