Equipe da Copa Truck terá sete caminhões Mercedes

526

Parceria estabelecida entre a Mercedes-Benz e a equipe ASG Motorsport da Copa Truck resultou na participação de sete caminhões Actros no campeonato desse ano. Entre os pilotos selecionados para competir no time constam Bia Figueiredo (com passagens pela Fórmula Indy e Stock Car) e o ator e piloto de automobilismo Caio Castro.

Além dos caminhões, a equipe contará com apoio técnico da engenharia da fábrica. Os estreantes Caio Castro e Bia Figueiredo, bem como Roberval Andrade (dono da equipe), terão patrocínio de marcas da Mercedes-Benz como FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio.

MOTORES

Os caminhões Actros da equipe ASG são equipados com motor Mercedes-Benz OM 460 de 13 litros. Preparados para correr chegam a entregar cerca de 1.200cv de potência. Orginalmente esse propulsor atende à norma de emissões Euro 5, entretanto, para cumprir o regulamento técnico da Copa Truck ele se equipara ao Euro 6 após os trabalhos técnicos da equipe.

Equipe OK scaled
Equipe tem Bia Figueiredo e Caio Castro como estreante na temporada de 2023

Em relação ao peso, o Actros tem de pesar 4.800kg com tolerância de até 67 kg. O peso do eixo dianteiro, onde se concentra maior carga, deve ter 2.520kg e tolerância de 25kg. “Temos de trabalhar o caminhão no limite para atender ao regulamento, distribuir pesos do chassi, suspensão etc de forma favorável a equalizar o carro de modo a obtermos o melhor desempenho na pista”, disse o chefe da ASG, Lucas Squaielle.

TECNOLOGIA DIGITAL

Três dos caminhões preparados para correr vão contar com MirrorCam no lugar dos tradicionais retrovisores. A novidade estará presente nos caminhões de Roberval e dos dois estreantes na categoria. Lucas Squaielle adiantou que os recursos digitais e eletrônicos serão utilizados ao máximo pela equipe.

Uma volta na pista com o caminhão permite à equipe e identificar onde o piloto está acertando e errando. Esse procedimento é normal em todas as etapas, pois cada pista tem um desenho próprio. O desempenho do caminhão também é ajustado aos diferentes traçados de cada autódromo.

CAIXA DE TRANSMISSÃO

A caixa de transmissão dos Actros de pista é a Mercedes-Benz GO 210 utilizada em ônibus urbanos da marca. De acordo Squaielle, trata-se de uma unidade robusta que foi escolhida por causa da relação curta, embora depois de preparados para a corrida os motores trabalhem em até 3.600 rpm. Originalmente, para o caminhão que transporta carga, o giro máximo é de 1.900 rpm.

Disse ainda que todas as caixas de transmissão da categoria são mecânicas e com o tradicional com trocas de marcha em “H”. Sistema sequencial de engate não é permitido na categoria. Mesmo assim, acrescentou, a equipe consegue saber o momento da troca de marchas e em qual rotação do motor. E enfim, ter parâmetros para transmitir ao piloto.

Evento
Apresentação dos pilotos e caminhões aconteceu na fábrica da Mercedes-Benz 

Diante dos recursos em mãos, Roberval Andrade destacou que será preciso trabalhar para entregar bons resultados, pois os holofotes estarão voltados para a equipe, atual campeã da Copa Truck.  Segundo ele, entre pilotos, mecânicos, engenheiros, profissionais de comunicação, pessoal de apoio, logística, comercial e administrativo, a ASG conta cerca de 40 integrantes.

Apresentação dos estreantes na categoria, caminhões e demais pilotos da ASG Motorsport(Luiz Lopes, Daniel Kelemen, Raphael Abbate e Jaidson Zini) aconteceu  na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo/SP, no último dia 06 de março.

A primeira das sete etapas está marcada para o próximo dia 19 no autódromo de Goiânia/GO.

Serão sete etapas no campeonato:

1ª etapa, 19 de março………….. Goiânia/GO

2ª etapa, 30 de abril………………Interlagos/SP

3ª etapa, 03 e 04 de junho……..Londrina/PR

4ª etapa, 01 e 02 de julho………Cascavel/PR

5ª etapa, 06 agosto……………….Interlagos/SP

6ª etapa, 15 de outubro…………Tarumã/RS

7ª etapa, 19 de novembro……..Goiânia/GO

Cada etapa é composta por duas corridas com 25 min e 20 min em sequência, e com inversão do grid entre os 8 primeiros colocados.