Especial pneus comerciais novos (parte 1)

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O futuro da indústria de pneumáticos, segundo as fabricantes do setor, é acompanhar o debate global sobre eficiência, uso, sustentabilidade e encaminhamento de seus produtos. Isso significa que é cada vez maior a preocupação não apenas com as vendas, mas também com o emprego e destino final dos pneus por elas produzidos. 


Diante de tantos desafios, nem mesmo as seguidas quedas nas vendas parecem diminuir as apostas das fabricantes no mercado brasileiro. Somente entre os meses de agosto e setembro, as marcas Bridgestone, Firestone, Goodyear e Pirelli lançaram novidades em seu portfólio de pneus para veículos comerciais (ônibus, caminhão e comerciais leves), o que reforça a aposta delas em um mercado em crise, porém com potencial e competitivo, como o brasileiro.

BRIDGESTONE
Com uma abordagem mais ecológica, a linha Ecopia passa a contar com duas novidades no portfólio Bridgestone: R268, que pode ser empregado em ônibus e caminhões rodoviários, e M792, de uso exclusivo em caminhões; ambos na medida 295/80 R22.5. 


O tão mencionado apelo ecológico, segundo a marca, deve-se ao projeto dos pneus, que emprega materiais para minimizar a resistência ao rolamento, aumentar a eficiência energética e contribuir na diminuição de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.

Com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o R268 Ecopia (para aplicação nos eixos direcionais ou de tração) atingiu a nota C no quesito RRC (Resistência ao Rolamento); B em tração no molhado e 74 dB em ruído. Voltado a posições trativas, o M792 obteve a nota D no RRC, D em tração no molhado e 75 dB em ruído. De acordo com a marca, a linha Ecopia representa uma eficiência de até 2% se comparada a sua gama standard. Para justificar a afirmação, a marca realizou algumas simulações entre seus produtos.


Em uma frota composta por 100 veículos 4×2 (com seis pneus da Linha Ecopia), por exemplo, em um ano, a economia será de 90 pneus e cerca de 44,2 mil litros de diesel. Outro foco da linha Ecopia é o mercado de recapagens, que crescerá em 2016 e 2017 algo entre 1,5% e 2%.


FIRESTONE
Linha de apelo mais popular da Bridgestone, a Firestone também apresentou uma novidade, o CV 5000, voltado a veículos comerciais leves. O novo pneu conta com tecnologia de desgaste uniforme na banda de rodagem e o formato dos sulcos e ranhuras proporcionam maior segurança contra hidroplanagens em pisos molhados. O CV 500 está disponível na medida 185R14C 102/100R.