A tecnologia da dupla embreagem vem despontando como revolucionária nos veículos automotores. A principal diferença em relação ao câmbio manual e automático, é a de possuir duas embreagens, uma aciona as impares e a outra as pares. Outra vantagem da tecnologia é que durante as trocas de marchas, o torque é mantido fazendo com que o veículo não perca velocidade.
A dupla embreagem é considerada uma revolução por aliar potência e baixo consumo de combustível. Consagrada no mercado de carros de passeio e esportivos, a dupla embreagem começa a chegar aos poucos ao universo dos pesados. Em 2014, a Volvo lançou a caixa I-Shift de dupla embreagem para sua linha de caminhões. A marca anuncia agora a produção em série da transmissão, que na Europa alcança até 264 mkgf de torque.
De acordo com a Volvo, a experiência com a caixa I-Shift de dupla embreagem revelou uma boa opção também para terrenos acidentados. Existe a expectativa (ainda não oficializada) de que a novidade venha para o Brasil em breve. Em fevereiro de 2015, a Transporte Mundial testou o FH 540 na pista de provas da Volvo, a experiência pode ficar ainda melhor com a dupla embreagem. Alô Volvo, fica a dica.