A nova geração do Eurocargo, renovada este ano, acaba de conferir à Iveco o título Truck of the Year 2016. Dotado de tecnologia HI-SCR (patenteada pela FPT, resultado da experiência na produção de sistemas de redução catalítica para aplicações em veículos comerciais) o modelo estabeleceu um marco com a chegada da Euro 6 no mercado europeu, combinando os mais altos níveis de inovação, com desempenho de primeira, e otimizando a eficiência de combustível.
A gama Eurocargo é a mais completa de sua categoria. Possui 12 variações do produto. As cinco principais são: PBT (Peso Bruto Total), sete opções de potência e motor, 13 combinações entre marcas e velocidadesde caixas, 15 distâncias de entre-eixo e 3 configurações de tração. Tal versatilidade o faz cobrir praticamente todas as operações que podem ser feitas com caminhões de sua categoria, semipesada. Os novos motores Tector de 5 e 7 litros atendem à norma de redução de emissão de poluentes vigente na Europa, a chamada Euro 6 que, para tanto, utiliza a tecnologia Iveco HI-SCR, cujos propulsores contam com potência que partem de 160 cv e chegam a 320 cv e torque de 76,5 mkgf até 112,2 mkgf.
O sistema de redução catalítica Iveco HI-SCR permite que o Eurocargo cumpra os ditames da Euro 6 sem recorrer à EGR (recirculação dos gases). Essa é uma das novas características que diferenciam o Eurocargo de seus concorrentes. Segundo a engenharia da FPT, um único sistema de redução de emissões não afeta o processo de combustão, não necessita de um sistema de refrigeração auxiliar e não impõe restrições sobre arquitetura ou custos ao veículo. Tudo isso se traduz em consumo de combustível tão bom quanto o do Euro 5, porém, com um melhor desempenho em comparação com os motores da geração anterior.
Além do mais, os altos valores de torque e a ampla faixa de rotação do motor proporcionam menos mudanças de velocidade, menor desgaste do motor e melhor eficiência energética. Contudo, a nova tecnologia ofertece mais durabilidade à arquitetura do motor. Os propulsores diesel do novo Eurocargo Euro 6 contam com sistema de injeção common rail. O Tector 5, de 4 cilindros e 4,5 litros, está disponível em três opções de potência: 160 cv, 190 cv e 210 cv a 2 500 rpm e torque de 76,5 mkgf.
Essa cilindrdada representa uma evolução para o segmento, pois na fase Euro 5 o motor era de 6 cilindros, portanto, agora com menor cilindrada, esses motores estão mais econômicos e mais leves, porém, sem comprometer o desempenho. Já, para quem precisa de mais potência, ainda há o Tector 7 de 6 cilindros e 6,7 litros disponível em quatro potências: 220 cv, 250 cv, 280 cv e 320 a 2 500 rpm e torque de 112,2 mkgf.
Outra novidade que faz parte do pacote de soluções Iveco HI-SCR é a nova caixa automatizada ZF Eurotronic de 12 velocidades, disponíveis em todos os veículos com motor de 6 cilindros de 11 t a 18 t de PBT. Há também as opções com caixas ZF Eurotronic de 5, 6 e 9 velocidades. Já as transmissões automáticas com conversor de torque podem estar disponíveis em todos os modelos — a gama Eurocargo Euro 6 é uma das mais extensas de sua categoria, com 7 potências (de 160 cv a 320 cv). O Eurocargo é um caminhão que pode estar em operações com siders, plataformas elevatórias ou de incêndios, betoneiras etc. Essa versatilidade permite-lhe atender atividades de transporte com PBT a partir de 7,5 t até 18 t.
À PRIMEIRA VISTA
O Eurocargo pode até ter uma apresentação sóbria, porém, trata-se de um caminhão moderno e nos detalhes logo se vê o seu DNA italiano. A frente apresenta uma grade imponente que também serve de degraus antiderrapantes e que permitem o motorista lavar o para-brisa. Ao para-choque está integrado o sistema de iluminação (para facilitar a manutenção), e entre o nome da marca e do modelo do caminhão há um espaço generoso, deixado propositalmente para o cliente colocar o logotipo da empresa. Os para-choques e para-lamas também estão disponíveis na mesma cor do veículo.
Ambos os lados da cabine versão leito apresentam escotilhas com sistema elétrico. O habitáculo ainda integra dois portas-objetos com capacidade totai de 260 litros e com acesso mesmo com o motorista do lado de fora. Os degraus de acesso ao ambiente interno também são antiderrapantes. No quesito segurança, o caminhão dispõe de seis espelhos retrovisores que garantem a máxima visibilidade em todas as direções.
O layout das funções é simples e intuitivo, e todos os botões estão próximos do motorista, além de controles na área do volante. Os botões mais utilizados estão agrupados no painel de instrumentos nas posições mais acessíveis, também com o intuito de prover a máxima segurança. A alavanca de câmbio está embutida no painel, tornando a circulação a bordo da cabine mais rápida e fácil – essencial para o trabalho urbano. As tomadas de força são geridas por um módulo que é eletronicamente operado pelo condutor por meio de um interruptor instalado no painel — apesar de simples, a cabine do Eurocargo tem alguns itens de conforto, como a alavanca de marca localizada ao lado do motorista e a praticidade de tudo estar perto no painel de instrumentos.
O novo painel de instrumentos apresenta gráficos para exibição de uma ampla gama de dados úteis e de um modo que o motorista possa manter a atenção no trânsito. Entre as checagens que ele oferece estão: nível de combustível, pressão dos pneus, média e consumo de combustív’el em tempo real, tempos e velocidade média da viagem, entre outros. Para o entretenimento ainda está à disposição rádio Bluetooth que pode se conectar ao smartphone, interface com USB e auxiliar, CD, MP3 etc.
A segurança passiva, ativa e preventiva está presente nos novos Eurocargo. O sistema de controle de estabilidade está disponível como uma opção nos modelos entre 7,5 t e 10 t e de série nos caminhões acima de 11 t. Já o Hill Holder, que impede que o veículo desça durante alguns segundos depois de tirar o pé do freio, é série em toda a linha.
NA MEDIDA CERTA
Para amáxima qualidade de vida a bordo em todas as tarefas, o Eurocargo está disponível com três tipos de habitáculo. A cabine dia ou MLC é direcionada para a distribuição e viagem de curta distância. Já as versões leito teto baixo ou alto atendem às operações de longas jornadas rodoviárias, e aos motoristas que tenham de pernoitar na cabine. E a versão double ou MLD atende às operações como o de serviços urbanos, pois permite transportar seis passageiros, além do condutor. O sistema de ar-condicionado está disponível como item opcional. Os bancos do Eurocargo possuem apoios de cabeça e cintos de segurança integrados e estão disponíveis opcionalmente com suspensão a ar. Os estofados podem ser revestidos com tecido ou couro artificial.
O Eurocargo já foi vendido no Brasil até o fim da era Euro 3, dezembro de 2011, mas foi substituído pelo Iveco Tector, um modelo, apesar de ter a mesma cabine, foi desenvolvido para competir em mercados subdesenvolvidos.