EVCO é o novo nome da Nikola Iveco na Europa

521

Após negociação, o Grupo Iveco adquiriu integralmente a subsidiária Nikola Iveco na Europa. Assim, a partir de agora a divisão passa a se chamar EVCO (sigla para Electric Vehicles Company)

Conforme comunicado da companhia, a conclusão ocorreu de forma bem-sucedida. E confirma “o compromisso contínuo da empresa em desempenhar um papel de liderança no campo do transporte pesado localmente livre de emissões”.

LEIA TAMBÉM: Scania X-Gás: 900 km de autonomia

Seja como for, a parceria da Iveco e Nikola começou em 2019. As empresas desenvolveram caminhões livres de emissões na América do Norte e Europa. E o fruto dessa parceria foi apresentado em ambos os mercados.

IMG 2002
Iveco lança nova empresa para focar na eletrificação

Parceria curta e produtiva

Nesse sentido, em outubro do ano passado, a Iveco apresentou o Nikola TRE versão europeia. A primeira aparição do modelo ocorreu no IAA (Salão de Hannover), na Alemanha.

Porém, desde maio ambas empresas decidiram se separar. Dessa forma, cada uma vai se concentrar em suas próprias operações. A Iveco na Europa e a Nikola na América do Norte. O que inclui pesquisas e desenvolvimento de caminhões a célula de combustível.

Dessa forma, a Iveco assume a planta de Ulm, na Alemanha. A empresa foi inaugurada no início do ano passado em parceria com a Nikola.

Por sua vez, a Nikola recebe a licença para o uso da tecnologia do Iveco S-Way para a América do Norte. Bem como de outros componentes produzidos pela marca italiana. Do mesmo modo, a propriedade intelectual da Geração 1 do e-Axles, de eixos elétricos. A tecnologia contou com parceria da FPT Industrial.