A Ford está fazendo uma retomada de forte presença no mercado brasileiro sem precedentes, inclusive, com maior atenção ao segmento de veículos comerciais leves. A empresa anunciou que fará 10 lançamentos em 2023, incluindo, a Ford e-Transit, furgão 100% elétrico e que vai ao encontro de embarcadores e transportadores que assumiram compromisso com as premissas de ESG, como Raia Drogasil, DHL, Carrefour, L’Oréal, Coopercarga, Braspress, Ambev, Coca-Cola, Mercado Livre, Natura, entre outras empresas. 

“Teremos em 2023 o lançamento de dez produtos totalmente novos no Brasil, sem mudar o nosso foco em picapes, SUVs e veículos comerciais, com qualidade e tecnologia global”, disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

No segmento de veículos comerciais, um dos pilares do modelo de negócio da marca na região, a Transit foi a van que mais cresceu no segmento de passageiros e a segunda que mais avançou entre os furgões. Em 2023, com o objetivo de continuar o crescimento no segmento de veículos comerciais, a linha será ampliada com a elétrica E-Transit, que já está rodando em testes com grandes frotistas em São Paulo. Terá também o lançamento da Transit Automática, a primeira van automática do mercado, que chega no primeiro semestre, e da Transit Chassi programada para o segundo semestre de 2023, que permitirá à Ford competir em um segmento que representa 40% do mercado de vans.

O presidente da Ford América do Sul destacou os resultados financeiros positivos da empresa na região, que já soma cinco trimestres consecutivos de lucratividade. Esse desempenho, segundo ele, mostra que a empresa está no caminho certo, com um negócio sustentável para continuar investindo na satisfação do consumidor com inovação, produtos, serviços e experiências cada vez melhores.

A previsão da empresa é de crescimento do mercado automotivo em 2023, chegando a aproximadamente 2,2 milhões de unidades. E o plano da Ford é crescer acima do mercado com a expansão do seu portfólio de produtos.

A empresa inaugurou ainda o Ford Academy, novo centro multifuncional da marca em São Paulo, e lançou o programa de capacitação de pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia.

A Ford reforçou ao mesmo tempo o seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão com a adesão a vários fóruns corporativos: os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência da REIS, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

A Ford reforçou ao mesmo tempo o seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão com a adesão a vários fóruns corporativos: os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência da REIS, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

Mais recente e-Transit lançada na Europa

A Ford está apresentando o novo veículo comercial E-Transit com meta de autonomia de até 317 km – aproximadamente três vezes a distância que o motorista médio da frota da UE cobre diariamente – com menores despesas de manutenção, ajudando a gerar uma economia estimada de 40% em manutenção custo de propriedade versus modelos a diesel.

O E-Transit oferece aos clientes europeus 25 variantes de carroçaria, comprimento, altura do teto e massa bruta do veículo. A carga útil é de até 1.758 kg para a van e até 2.090 kg para os modelos de chassi-cabine. O Pro Power Onboard também transforma o E-Transit em uma fonte de energia móvel com até 2,3 kW para ajudar os clientes a usar ferramentas e recarregar equipamentos em locais de trabalho – uma inovação na indústria de veículos comerciais leves na Europa. Logicamente, que, no Brasil, a Ford vai começar aos poucos para que o Brasil comece a se preparar em infraestrutura para ter uma frota maior de veículos elétricos. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).