A partir da fusão dos grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot e Citroën), aprovada pelos acionistas, pode surgir o maior fabricante de veículos comerciais leves do Ocidente. No primeiro útil de 2021, ambas empresas comunicaram a criação do novo grupo, denominado de Stellantis.

Stellantis
Logo do novo grupo que surge com a fusão da FCA e PSAAC

As notícias são de que, com a fusão, o Stellantis — usamos artigo no masculino se referirmos a um grupo de fabricantes, ou artigo feminino se considerarmos montadoras — será o quarto maior fabricante de veículos do mundo ou a quarta montadora. 

No entanto, quando falamos do mundo, ignoramos a China, pois os números lá são grandes e não são muito precisos. Assim, o Stellantis deverá ser o maior fabricante de furgões, vans e chassis do Ocidente, pois sabemos que a produção é altíssima e a definição de veículo comercial leve na Ásia é diferente da definição europeia que, por sua vez, é diferença do Brasil. Portanto, as comparações são muito difíceis e, por isso, só podemos relativizar dados similares.  

As linhas de que cada grupo possui de veículos comerciais:

FCA: Fiat Ducato, Talento, Doblò Cargo, Fiorino, Panda Van, Punto Van e as picapes Strada, Toro e Fullback, além dos modelos de luxo da linha RAM.

Nova Fiat Strada 2021
Fiat garante liderança nos segmentos compacto e médio de picape com a Strada e Fiat Toro

PSA: Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper; Peugeot Partner, Expert e Boxer.

No Brasil

A Fiat domina o mercado de picapes compacta e média, com Strada e Toro, respectivamente. A marca italiana também já foi líder no mercado de furgões médios, com o Ducato, e navega sozinha no segmento de furgão compacto, com o Fiorino. No ano passado, ela retornou com a produção do Doblò.

A Citroën oferece as linhas Jumpy e Jumper, tanto para passageiros quanto para carga. O mesmo faz a Peugeot, com o Expert e Boxer. Veja links com matérias sobre esses modelos baixo.

Lançamento do Fiat Ducato

Lançamento do Peugeot Boxer

Lançamento do Citroën Jumper

 

Comunicado das empresas na íntegra

A Fiat Chrysler Automobiles NV (“FCA”) (NYSE: FCAU / MTA: FCA) e a Peugeot SA (“Groupe PSA”) anunciam que suas respectivas assembleias de acionistas, realizadas hoje, aprovaram a fusão da FCA e do Groupe PSA para criar a Stellantis NV (“Stellantis”) por expressiva maioria (com mais de 99% dos votos expressos a favor da transação).

Os acionistas da FCA também aprovaram questões relacionadas à fusão, incluindo a adoção do Estatuto Social da Stellantis e a nomeação dos membros previamente anunciados do Conselho de Administração da Stellantis, a serem efetivados a partir da data seguinte à conclusão da fusão. Os detalhes das deliberações apresentadas aos acionistas e os resultados das votações estão disponíveis nos respectivos sites da FCA e do Groupe PSA (www.fcagroup.comwww.groupe-psa.com).

Após a aprovação de hoje pelos acionistas e o recebimento das autorizações regulatórias finais ao longo do último mês, incluindo, notadamente, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, a FCA e o Groupe PSA esperam concluir a combinação em 16 de janeiro de 2021.

As ações ordinárias da Stellantis começarão a ser negociadas no Mercato Telematico Azionario, em Milão, e na Euronext, em Paris, na segunda-feira, 18 de janeiro de 2021, e na Bolsa de Valores de Nova York na terça-feira, 19 de janeiro de 2021.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).