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Citroën Jumper

Assim como o Peugeot com o retorno do Boxer mais moderno, a Citroën também lança o novo Jumper para o segmento de 13 m3 de capacidade volumétrica. Peugeot e Citroën são marcas do Grupo PSA e compartilham muitos componentes.

No caso do segmento de veículos utilitários, as diferenças ficam por conta de elementos estéticos de cada marca e pela rede de concessionárias. Assim, na hora de escolher entre Boxer e Jumper, pode ser decisivo na escolha do cliente a preferência por uma concessionária com localização ou atendimento melhor.

Tanto Boxer quanto Jumper são produzidos na fábrica da Sevel Sud, em Val di Sangro, na Itália — um joint-venture entre PSA e Fiat. 

Fiat Ducato 2018
Fiat Ducato Maxicargo

O Citroën Jumper chega para competir, obviamente, com o “irmão” Boxer, mas principalmente, com Fiat Ducato, modelo fabricado no México e nascido do mesmo projeto de engenharia (parceria antiga entre PSA e Fiat). Porém, o Fiat Ducato vendido no Brasil é uma geração mais antiga (lançada na Europa em 2007, porém recebeu diversas melhorias de lá para cá), mas é mais pesado, tem menor capacidade de carga em peso (veja tabela abaixo) e com motor mais fraco em termos de torque (34,7 mkgf no Jumper e 32,6 mkgf no Ducato). 

Outro concorrente é o Renault Master Extra Furgão (L3H2). Ainda há no mercado opções com capacidade volumétrica aproximada: Iveco Daily 45S17 Gran (12 m3) e Mercedes-Benz Sprinter (14 m3). Nesta análise, vamos focar em algumas comparações entre Fiat e Citroën. Em breve, faremos uma análise entre todos os modelos com capacidade entre 12 m3 e 14 m3.  

Capacidade de carga

Modelo Citroën Jumper Fiat Ducato Maxicargo
Peso em ordem de marcha 2.183 kg 2.296 kg
PBT kg 3.850 kg 3.500 kg
Capacidade de carga útil 1.667 kg 1.204 kg

Vale ressaltar que a decisão da Fiat em homologar o Fiat Ducato Maxicargo em 3.500 kg permite que o veículo possa ser conduzido por motoristas com CNH categoria B quando com placa cinza (para transporte de carga própria), e CNH B com “permisão para exercer trabalho remunerado” quando com placa vermelha (para transporte de carga de terceiros). Já para conduzir o Jumper há necessidade de habilitação na categoria C ou superior. 

Motores, consumo e emissões

O francês chega com o motor turbo diesel BlueHDi 2.0 de 130 cv (a 3.500 rpm) e 34,7 mkgf de torque (a 1.750 rpm). O maior torque em menor cilindrada e em rotação mais baixa na comparação com o furgão da Fiat também já revela mais modernidade do propulsor francês. O Ducato conta com motor FPT 2.3 de 130 cv (3.600 rpm) e 32,6 mkgf de torque (1.800 rpm). O câmbio é manual de 6 marchas em ambos. Vale ressaltar que, quando havia a parceria entre Peugeot e Fiat no Brasil, com a produção na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), ambos utilizavam o mesmo motor FPT 2.3. A parceria terminou em 2016, quando a Fiat decidiu parar de produzir o Ducato no Brasil (hoje é importado do México) e, consequentemente, a produção do Peugeot Boxer e do Citroën Jumper.

As diferenças entre os motores resultaram em menor consumo na cidade e menor emissão a favor do Jumper. Já na estrada, o Fiat Ducato leva a melhor. Confira números no quadro abaixo:

Modelo

Cidade

Estrada

Emissão de CO2

Peugeot Boxer

9,5 km/l

9,6 km/l

206 g/km

Fiat Ducato

8,7 km/l

10,1 km/l

217 g/km

Fonte: Inmetro – PEB (Programa de Etiquetagem Brasileiro)

A menor emissão do Jumper tem uma explicação e um custo para o cliente, mas que o meio ambiente agradece. O seu motor está em conformidade com as normas mais exigentes de controle de emissões, a Euro 6. Para isso, o motor conta com o sistema de pós-tratamento de gases SCR (Redução Catalítico Seletiva), que requer o uso do agente químico Arla 32. O consumo médio de Arla 32 é de cerca de 5% do consumo de diesel. 

O motor do Fiat Ducato atende à norma Proconve L6, equivalente à norma antiga Euro 5. Porém, no Brasil, os veículos diesel vão ter que se adequar à norma equivalente ao Euro 6 que vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2023.

Preço

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O preço anunciado de lançamento do Citroën é de R$ 117.171 em uma ação promocional até 31 de dezembro. Depois sobe para R$ 139.490. O Fiat Ducato Maxicargo, com preço sugerido de R$ 133.690. Mas a realidade apontada pela Fipe é de que o preço médio praticado na venda do furgão italiano é de R$ 126.444. Portanto, a maioria dos compradores tem conseguido um desconto 5,42%, percentual até baixo para venda direta e para frota. Como o Boxer está sendo lançado agora, ainda não há pesquisa para a tabela Fipe.  

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Para não falta energia para celular e tablet, o interior do Jumper conta com duas tomadas, uma convencional de 12V e outra USB. Para carregar tralhas, o modelo conta com 10 porta-objetos, incluindo o porta-luvas com chave e um compartimento de 22 litros na parte superior.

Segurança

Assim como os concorrentes Peugeot Boxer, Fiat Ducato e Mercedes-Benz Sprinter, o Jumper é completo em equipamentos de segurança, com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e controle antipatinagem (ASR).

Os demais furgões desta categoria, em termos de segurança, apenas oferecem o que a lei obriga, como freios ABS e airbag.

Leia sobre a avaliação do Fiat Ducato

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).