Assim como o Peugeot com o retorno do Boxer mais moderno, a Citroën também lança o novo Jumper para o segmento de 13 m3 de capacidade volumétrica. Peugeot e Citroën são marcas do Grupo PSA e compartilham muitos componentes.
No caso do segmento de veículos utilitários, as diferenças ficam por conta de elementos estéticos de cada marca e pela rede de concessionárias. Assim, na hora de escolher entre Boxer e Jumper, pode ser decisivo na escolha do cliente a preferência por uma concessionária com localização ou atendimento melhor.
Tanto Boxer quanto Jumper são produzidos na fábrica da Sevel Sud, em Val di Sangro, na Itália — um joint-venture entre PSA e Fiat.
O Citroën Jumper chega para competir, obviamente, com o “irmão” Boxer, mas principalmente, com Fiat Ducato, modelo fabricado no México e nascido do mesmo projeto de engenharia (parceria antiga entre PSA e Fiat). Porém, o Fiat Ducato vendido no Brasil é uma geração mais antiga (lançada na Europa em 2007, porém recebeu diversas melhorias de lá para cá), mas é mais pesado, tem menor capacidade de carga em peso (veja tabela abaixo) e com motor mais fraco em termos de torque (34,7 mkgf no Jumper e 32,6 mkgf no Ducato).
Outro concorrente é o Renault Master Extra Furgão (L3H2). Ainda há no mercado opções com capacidade volumétrica aproximada: Iveco Daily 45S17 Gran (12 m3) e Mercedes-Benz Sprinter (14 m3). Nesta análise, vamos focar em algumas comparações entre Fiat e Citroën. Em breve, faremos uma análise entre todos os modelos com capacidade entre 12 m3 e 14 m3.
Capacidade de carga
Modelo | Citroën Jumper | Fiat Ducato Maxicargo |
Peso em ordem de marcha | 2.183 kg | 2.296 kg |
PBT kg | 3.850 kg | 3.500 kg |
Capacidade de carga útil | 1.667 kg | 1.204 kg |
Vale ressaltar que a decisão da Fiat em homologar o Fiat Ducato Maxicargo em 3.500 kg permite que o veículo possa ser conduzido por motoristas com CNH categoria B quando com placa cinza (para transporte de carga própria), e CNH B com “permisão para exercer trabalho remunerado” quando com placa vermelha (para transporte de carga de terceiros). Já para conduzir o Jumper há necessidade de habilitação na categoria C ou superior.
Motores, consumo e emissões
O francês chega com o motor turbo diesel BlueHDi 2.0 de 130 cv (a 3.500 rpm) e 34,7 mkgf de torque (a 1.750 rpm). O maior torque em menor cilindrada e em rotação mais baixa na comparação com o furgão da Fiat também já revela mais modernidade do propulsor francês. O Ducato conta com motor FPT 2.3 de 130 cv (3.600 rpm) e 32,6 mkgf de torque (1.800 rpm). O câmbio é manual de 6 marchas em ambos. Vale ressaltar que, quando havia a parceria entre Peugeot e Fiat no Brasil, com a produção na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), ambos utilizavam o mesmo motor FPT 2.3. A parceria terminou em 2016, quando a Fiat decidiu parar de produzir o Ducato no Brasil (hoje é importado do México) e, consequentemente, a produção do Peugeot Boxer e do Citroën Jumper.
As diferenças entre os motores resultaram em menor consumo na cidade e menor emissão a favor do Jumper. Já na estrada, o Fiat Ducato leva a melhor. Confira números no quadro abaixo:
Modelo |
Cidade |
Estrada |
Emissão de CO2 |
Peugeot Boxer |
9,5 km/l |
9,6 km/l |
206 g/km |
Fiat Ducato |
8,7 km/l |
10,1 km/l |
217 g/km |
Fonte: Inmetro – PEB (Programa de Etiquetagem Brasileiro)
A menor emissão do Jumper tem uma explicação e um custo para o cliente, mas que o meio ambiente agradece. O seu motor está em conformidade com as normas mais exigentes de controle de emissões, a Euro 6. Para isso, o motor conta com o sistema de pós-tratamento de gases SCR (Redução Catalítico Seletiva), que requer o uso do agente químico Arla 32. O consumo médio de Arla 32 é de cerca de 5% do consumo de diesel.
O motor do Fiat Ducato atende à norma Proconve L6, equivalente à norma antiga Euro 5. Porém, no Brasil, os veículos diesel vão ter que se adequar à norma equivalente ao Euro 6 que vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2023.
Preço
O preço anunciado de lançamento do Citroën é de R$ 117.171 em uma ação promocional até 31 de dezembro. Depois sobe para R$ 139.490. O Fiat Ducato Maxicargo, com preço sugerido de R$ 133.690. Mas a realidade apontada pela Fipe é de que o preço médio praticado na venda do furgão italiano é de R$ 126.444. Portanto, a maioria dos compradores tem conseguido um desconto 5,42%, percentual até baixo para venda direta e para frota. Como o Boxer está sendo lançado agora, ainda não há pesquisa para a tabela Fipe.
Para não falta energia para celular e tablet, o interior do Jumper conta com duas tomadas, uma convencional de 12V e outra USB. Para carregar tralhas, o modelo conta com 10 porta-objetos, incluindo o porta-luvas com chave e um compartimento de 22 litros na parte superior.
Segurança
Assim como os concorrentes Peugeot Boxer, Fiat Ducato e Mercedes-Benz Sprinter, o Jumper é completo em equipamentos de segurança, com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e controle antipatinagem (ASR).
Os demais furgões desta categoria, em termos de segurança, apenas oferecem o que a lei obriga, como freios ABS e airbag.
Leia sobre a avaliação do Fiat Ducato
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