Isuzu e Honda testam caminhão a hidrogênio em vias públicas no Japão

202

A Isuzu e a Honda estão testando um caminhão Isuzu movido a célula de hidrogênio em vias públicas do Japão.

Testes do Isuzu movido a célula de combustível estão programados para terminar em setembro e aprodução em 2027

A avaliação acontece em cooperação conjunta entre a Isuzu Logistics Co., Ltd. e a Honda Logistics Inc. e está em processo desde segunda quinzena de dezembro. O encerramento está programado para setembro de 2024.       

As duas empresas estão acumulando conhecimentos e verificando o potencial da utilização do hidrogênio como combustível. O caminhão utilizado é um modelo Isuzu Giga rígido 8×4 de plataforma baixa, para 25 toneladas de PBT.

O veículo está equipado com um tanque de hidrogênio de 56 quilos, que garante autonomia superior a 800 quilômetros e foi apresentado ao público pela primeira vez em outubro do ano passado, no Japan Mobility Show.https://www.isuzu.co.jp/world/newsroom/details/20231017_1.html

Os testes levam em conta a praticidade na operação, abastecimento e a identificação de problemas técnicos, bem como vários outros aspectos da nova tecnologia para mover veículos pesados.

Produção e vendas previstas para 2027

A cooperação entre Isuzu e Honda tem como objetivo ter o veículo movido a célula de combustível finalizado e pronto para o mercado em 2027.

A parceria entre Isuzu e Honda foi assinada em janeiro de 2020 e visa a realização de pesquisas conjuntas sobre caminhões pesados movidos a célula de combustível. Ambas acreditam na eficácia do hidrogênio como combustível para o transporte de longa distância livre de emissões de CO2.