Os modelos movidos a gás e eletricidade foram os destaques da Iveco na Fenatran, além da linha 2023 Euro 6 com motores a diesel convencional, que podem funcionar também com o HVO (diesel vegetal hidratado). Desta forma, a Iveco é a primeira fabricante a oferecer ao mercado um portfólio “verde” completo, em todos os segmentos em que atua (Daily, Tector e S-Way). Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, destaca que os projetos da montadora estão totalmente conectados às raízes do Iveco Group, que teve o seu CEO mundial, Gerrit Marx, presente na abertura da Fenatran. “Estamos fortemente empenhados em alcançar os objetivos ESG e nos comprometemos com o que for necessário para pavimentar o caminho em direção a um transporte mais ‘verde’. Queremos conduzir o futuro. E o futuro é agora”, afirma.

Daily automática

Outra novidade exibida aos visitantes da Fenatran, e que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas, é o Daily Hi-Matic com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades

Propulsão com gás e eletricidade

O S-Way NG é a versão do novo pesado da marca movido a gás natural (de origem fóssil ou mais limpo e renovável biometano). O veículo conta com motorização de 460 cv e tem capacidade total de 960 litros (240 m3), proporcionando a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural comprimido no País.

Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha seu modelo movido a gás natural (comprimido ou biometano). A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa.

“O lançamento da família NG, tanto no S-Way quanto no Tector, demonstra que a Iveco está comprometida em criar novos caminhos para um futuro mais sustentável e alinhado à matriz energética do nosso País. São produtos que quando abastecidos com biometano, por exemplo, podem reduzir em até 95% a emissão de CO2.” afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da Iveco para a América Latina.

Iveco + Hyundai

Com a finalidade de explorar colaborações em tecnologia de veículos compartilhados e de fornecimento conjunto e mútuo entre as partes, o Grupo Iveco e a Hyundai Motor Company assinaram um memorando de intenções

“Este acordo é mais um passo nas estratégias independentes da Iveco e da Hyundai para criar soluções inovadoras num cenário em rápida transformação, construindo um ecossistema de parceria mutuamente benéfica”, destacaram as empresas.

O objetivo em um cooperação mútua nos domínios de tecnologia e de plataformas, englobando componentes e sistemas. As áreas de possível interesse conjunto dizem respeito a sistemas de powertrain e plataformas elétricas, incluindo células de combustível, automação de veículos e conectividade para veículos comerciais.

Iveco lança o S-Way com a promessa de até 15% de redução de consumo

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).