Com a Hyundai já fazendo entregas de caminhões movidos a hidrogênio na Suíça desde o ano passado (leia artigo sobre o tema no final deste texto), as marcas europeias estão acelerando ao máximo para não ficarem tão atrasadas em relação aos sul-coreanos movidos a hidrogênio. A Iveco, para ganhar tempo e eficiência, já havia criado uma joint venture com a americana Nikola e, agora, já comunica a inauguração da fábrica resultado desta parceria em Ulm, na Alemanha.
Veja o comunicado, na íntegra, divulgado hoje (28/09) pela Iveco:
Um novo e importante capítulo na história do transporte sustentável da Iveco e da Nikola a hidrogênio teve início em Ulm, Alemanha. Foram inauguradas as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre durante evento que teve a participação de executivos das empresas e autoridades públicas do país.
A produção terá início até final do ano e os primeiros modelos Nikola Tre produzidos na planta serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a próxima evolução desta plataforma modular para serviços pesados também foi apresentada ao público na forma do protótipo de veículo elétrico a célula de combustível Nikola Tre. Este modelo entrará em produção até o final de 2023.
“É extremamente gratificante poder testemunhar a execução de um árduo trabalho entregue no prazo e de acordo com nossos planos originais. Graças à reconhecida experiência da IVECO, fornecemos uma plataforma sobre a qual a tecnologia Nikola pode prosperar. Agora, nosso foco está em garantir o sucesso desta operação e assumirmos a liderança, quando se trata de transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes”, disse Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da IVECO.
Aqui no Brasil, a IVECO iniciou o programa Brasil Natural Power que, junto de grandes parceiros, tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos projetados para atender os segmentos do transporte no Brasil levando em conta suas peculiaridades e características.
Márcio Querichelli, presidente da IVECO na América do Sul, ressalta que para o transporte de cargas, urbano e rodoviário, a tendência é que o gás seja a alternativa mais viável para o território brasileiro, sendo o ‘ponta pé inicial’ para outras tecnologias, como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, completa o executivo.
Fábrica de Ulm / Alemanha / Hidrogênio
Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, a fábrica de Ulm apresenta um processo de montagem final que foi projetado para veículos “nascidos elétricos”. Este local, e a primeira fase da industrialização, representam um investimento conjunto da IVECO e da Nikola, e envolve uma projeção de 160 fornecedores no processo, do início ao fim. A linha de produção está atualmente prevista para ser capaz de fabricar aproximadamente mil unidades por turno por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. A fábrica irá operar de acordo com os princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM), com o objetivo de atingir desperdício zero, acidente zero, falha zero e estoque zero, confirmado por suas características-chave que incluem a gestão totalmente digital do chão de fábrica, projetada para garantir 100% de rastreabilidade e operações sem papel.
Nikola Tre Elétrico a hidrogênio
Planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, com emissão zero, o Nikola Tre está impulsionando a mudança para o setor. Baseado na plataforma de caminhões IVECO S-WAY com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial, o caminhão apresenta avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, juntamente com os principais componentes fornecidos pela Bosch. Juntas, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar tecnologia de célula de combustível, bem como de propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de alcance.
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