Mesmo tendo sido lançado em 2008, o Iveco Tector está sendo reconhecido como competitivo no segmento de semipesados faz poucos anos. Enquanto há marca que perdeu 11,9% de vendas na mesma categoria, a Iveco acumula crescimento de 84,5% no acumulado de janeiro a outubro de 2022 em comparação a igual período de 2021. Já são 3.921 unidades emplacadas nos 10 primeiros meses deste ano. Na Fenatran 2022, a Iveco mostra que o Tector 2023 ainda tem vida longa no Brasil com modernizações e novas versões, como a movido a gás.

A linha Tector conta com modelos de 9 a 31 toneladas de PBT, com três configurações para os segmentos de leves e médios. Além de toda a gama ter sido adequada para a legislação Proconve P8 que começa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2023, o Tector aparece entre os semipesados como única opção movido a combustível limpo e renovável (ser for abastecido com biometano) ou 15% menos poluente do que o diesel convencional, se abastecido com GNV (Gás Natural Veicular de origem fóssil).

O Tector 16-210 NG mostrado na Fenatran já é fabricado na planta de Córdoba, na Argentina. Ele tem um sistema de armazenamento com capacidade total de 120 m³ de combustível, o que possibilita uma autonomia de até 350 km. Com motor FPT N60 NG, de seis cilindros, fabricado pela FPT Industrial, desenvolve 204 cv de potência e torque de 750 Nm.

Toda a gama Tector 2023 conta com uma cabine que pode ser considerada superior pelo espaço interno e, agora, conta com novos componentes de segurança.

A linha possui três versões de equipamentos, com itens de série e opcionais

Standard: (versão específica para licitação e venda direta): ATC/ASR & Hill Holder, vidro elétrico, trava elétrica, banco motorista pneumático, retrovisor auxiliar lateral na porta do passageiro, para-brisa degradê, chave geral e pré-disposição para rádio.

Comfort: todos os itens da Standard mais rádio com comando no volante, retrovisor elétrico, ar-condicionado manual e farol de neblina.

Tech: todos os itens da Comfort mais viseira para sol, ESC e lanterna de LED.

Além de novos motores FPT da Série NEF, os caminhões Euro 6 também ganharam:

Transmissão Eaton Auto-Shift com novo comando de câmbio instalado no painel de instrumentos e oito novas funções de calibração: inserção da entrada para a mangueira de ar da cabine, ajustes de ergonomia, novo painel de instrumentos, banco motorista e passageiro com novo design, nova entrada USB, novos botões do ar-condicionado, porta cartões e  porta-objetos.

Já entre os opcionais, estão: volante multifuncional, porta-documento, para-choque metálico, faróis de neblina, ESC (Sistema de Controle de Estabilidade) e lanternas de LED.

Para Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, o sucesso da linha Tector no transporte de cargas tem sólidas explicações. “As versões da gama são robustas, versáteis, se destacam pelo baixo consumo de combustível e Custo Total de Propriedade. Esses fatores, aliados à redução de emissões do Euro VI e a sustentabilidade do modelo a gás, irão garantir o sucesso comercial nos segmentos médio e semipesados com foco na rentabilidade do cliente”, finaliza Barion.

 Brasil Natural Power

O Tector 16-210 4×2 NG faz parte do portfólio Brasil Natural Power, programa lançado recentemente pela Iveco estruturado para oferecer veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos. Com aporte inicial de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no País. Integram também o portfólio o S-Way NG, que estreia no segmento com um aumento de autonomia e redução de CO2, e a eDaily elétrica movida a bateria.

“A Iveco tem uma história muito bem consolidada e exitosa de mais de 20 anos desenvolvendo e comercializando veículos movidos a energia limpa na Europa. Poder aplicar essa experiência e tecnologia no Brasil nos dá muito orgulho. O país caminha em direção à mobilidade zero carbono, e a Iveco fará ativamente parte desse futuro mais sustentável”, afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da Iveco para a América Latina.

Dados técnicos – Tector 16-210 4×2 NG:

Modelo        Chassi rígido 4×2                

Entre-eixos            4.185 / 4.815mm

PBT   16 toneladas

Motor           FPT NEF 6, Ciclo Otto

6 cilindros

Potência/torque 204 cv / 750Nm      

Transmissão Manual Eaton     

Eixo traseiro         MS 23-155

Alimentação         GNV (Gás Natural Veicular) ou biometano

Tanque de combustível 480 Litros (120m3) – 6 tanques de 80 Litros

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).