Julho encerrou positivo para vendas de caminhões no Brasil

336

Em julho, as concessionárias emplacaram 8.109 caminhões. Ou seja, 5,01% a mais em relação ao mês de junho, quando faturaram 7.722 caminhões. As informações são da Fenabrave, que representa as concessionárias do País.

Porém, os resultados bons do mês passado não mudaram o cenário geral. Portanto, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, há retração nas vendas. Dessa forma, no período foram emplacados 58.460 caminhões. Já em 2022, no nos sete meses, o setor vendeu 68.607 pesados. Ou seja, retração de 14,8%.

LEIA TAMBÉM: Vendas de caminhões chineses crescem na Rússia

Quando se compara julho deste ano com julho do ano anterior também há queda de 28,40%. Ou seja, em julho de 2022 a indústria vendeu 11.325 caminhões.

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, acredita que o resultado positivo em junho se deve ao cenário um pouco melhor para crédito. Além disso, o executivo revela que o mercado já está se adaptando às novas tecnologias de motores Euro 6.

Redução da taxa Selic

Nesse sentido, vale lembrar que nesta semana houve o corte de 0,5 pontos percentuais da taxa básica de juros. Ou seja, a taxa Selic passa de 13,75% para 13,25% ao ano.

Assim, para o presidente da entidade, essa redução sinaliza o início da queda nas taxas de juros. O que, segundo ele, considera “necessária”. “O consumidor precisa que os juros caiam e de aprovação de crédito. Se isso ocorrer, as perspectivas do mercado melhoram”.

Julho encerrou positivo para vendas de caminhões no Brasil
Mesmo com queda, setor de ônibus se recupera

Vendas de ônibus cai em julho

Seja como for, em ônibus também houve queda nas vendas de 15,70% em julho quando se compara com junho. Dessa forma, no mês anterior os revendedores negociaram 1.783 ônibus. Enquanto que em junho faturaram 2.115 veículos.

Para Andreta Jr, essa oscilação não vai impactar o mercado de ônibus no geral, que mostra recuperação.

Nesse sentido, em julho as vendas de ônibus cresceram 14,22% quando se compara com julho do ano passado. Ou seja, as marcas venderam 1.561 unidades naquele mês no ano passado.

Os números positivos são vistos no acumulado do ano. Ou seja, houve crescimento de 41,24% nas negociações. Nos primeiros sete meses deste ano o setor faturou 15.182 ônibus. Enquanto em igual período em 2022 foram negociados 10.749 ônibus.