Praticamente todas as marcas tradicionais presentes na Europa Ocidental deixaram de produzir caminhões na Rússia ou mesmo vender naquele país em função da guerra. Assim, quem se beneficia com isso é a indústria de caminhões da China.
Ou seja, nos primeiros seis meses deste ano, as fabricantes chinesas aumentaram em 96% suas exportações para a Rússia. Assim, somando 70,7 mil veículos de variadas marcas.
LEIA TAMBÉM: O caminhão mais vendido do Brasil era importado há 30 anos
Caminhões da China para o mundo
No total, as marcas chinesas exportaram 305 mil veículos comerciais no primeiro semestre deste ano. Para o mercado russo, grande parte são pesados. Entretanto, mundo afora, o que inclui o Brasil, os modelos leves protagonizam.
Além dos chineses, aquele país do leste europeu é ainda abastecido pela Kamaz Trucks, fabricante de veículos comerciais local. Além disso, a Tatra Trucks que produz caminhões de defesa tanto abastece o mercado russo como o ucraniano. O que tem impactado a produção para abastecer demais mercados, incluindo o Brasil, onde a marca mantém operações, já com vendas de caminhões militares para o Governo.
Em 2022, China vendeu 31 mil modelos na Rússia
Para se ter ideia, dos 31 mil veículos vendidos para o mercado russo em 2022, pelo menos 10% eram veículos especiais. Como modelos de defesa, guindaste, socorro, entre outros. Seja como for, o número já representa um crescimento significativo. Sobretudo, frente ao total exportado em 2021, de 7,7 mil unidades.
Ademais, os russos também compraram caminhões chineses no ano passado. Nesse sentido, foram 2 mil unidades, o que representou um crescimento de 70% frente ao ano de 2021.