Luft avalia caminhão a gás nas operações rodoviárias

315

A Luft Logistics começa a avaliar o VW Constellation 19.320 movido a gás. O caminhão, ainda com motor Euro 3, foi convertido para o gás. Mas não contou com a engenharia da marca Volkswagen Caminhões.

Seja como for, a empresa de transporte iniciou os testes com um caminhão com a missão de reduzir os custos com combustível. Bem como emissão de CO2 na atmosfera em 15% com o uso de GNV. Mas está nos planos da companhia também rodar com o biometano. Assim, reduzir em até 95% as emissões.

Dessa forma, os testes de consumo e autonomia ocorrem em coletas da Luft Healthcare. Localizadas no interior do estado de São Paulo. 

LEIA TAMBÉM: Projeto quer acabar com venda de caminhão e ônibus diesel no Brasil

O motor a gás é MWM

O motor MWM desenvolve potência de 315 cv. E a capacidade dos cilindros comporta 172 m³ de gás.

“A previsão é de que, neste mês, o caminhão opere na rota Itapevi (SP) e Rio de Janeiro (RJ)”, explica Wilson Medina, gerente de frota e riscos da Luft Healthcare.

Angélica Nogueira, diretora de Serviços da Luft Healthcare, diz que a utilização de GNV permitirá a prática sustentável em longas distâncias. Nesse sentido, a diretora explica que o caminhão a gás é um complemento ao caminhão 100% elétrico.

Isso porque a Luft opera com um caminhão com motor a bateria que, por enquanto, é utilizado nas atividades com distâncias mais curtas. “Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade nas nossas atividades”, acrescenta a executiva.

Operações logísticas na área da saúde com o caminhão a gás

Demandando especialização e alta complexidade, as operações logísticas na área da saúde envolvem desde armazenagem, transporte. Assim como a cadeia fria até frete internacional. Do mesmo modo rastreamento, embalagem para transporte. E gerenciamento de produtos com necessidades especiais, logística reversa. Além da rastreabilidade e destinação ambiental.

Ademais, a empresa atende mais de 100 clientes do setor de saúde. Ou seja, opera mais de 200 mil posições de paletes. Prestando serviços para toda a cadeia integrada. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos. Assim como vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal. Além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo.