A MAN Truck & Bus, fabricante do Grupo Traton, e a ABB E-mobility assinaram um acordo de cooperação. O objetivo da parceria estratégica é trabalhar em conjunto ainda mais estreitamente, especialmente na área de pesquisa e desenvolvimento.
Assim, conforme Thomas Nickels, vice-presidente sênior de engenharia da MAN, a cooperação na área de pesquisa e desenvolvimento é rara no setor. “Juntamente com a ABB E-mobility, estamos começando o desenvolvimento de produtos e padrões. Além disso, estamos nos concentrando nos requisitos especiais da indústria de veículos comerciais.”
LEIA TAMBÉM: Mineradora começa a operar com semirreboque elétrico da Randon
A cooperação entre ambas as empresas visa o desenvolvimento de sistema de carregamento de megawatts (MCS), continuou Nickels: “Estamos trabalhando com empresas de todo o setor para possibilitar capacidades de carregamento na faixa de megawatts no futuro. Portanto, para um transporte sustentável e econômico no segmento de longa distância. Tanto no transporte de mercadorias pesadas como de passageiros”.
Desafios
Ao cooperar com a ABB E-mobility, segundo o executivo da MAN, é possível enfrentar os desafios da nova tecnologia em um estágio inicial. Do mesmo modo, impulsionar a padronização mais rapidamente.
Esses desafios incluem o padrão de comunicação ISO15118-20 e novas formas de transmissão de sinais. A base do MCS é a comunicação Ethernet, que está sendo usada pela primeira vez na eletromobilidade. Os primeiros testes de software e interoperabilidade com veículos e estações de carregamento devem ajudar a estabelecer produtos confiáveis o mais rápido possível em um ambiente de mercado emergente.
Dessa forma, a cooperação, que inicialmente está programada para durar três anos, está se concentrando no desenvolvimento de estações de recarga, veículos e software. Além, é claro, da experiência do cliente.
De acordo com Floris van de Klashorst, vice-presidente sênior de produtos e plataformas de hardware da ABB E-mobility, o alto desempenho de carregamento, tecnologia confiável e confiança do cliente são os pré-requisitos para o sucesso da eletromobilidade no transporte de cargas pesadas e de passageiros de longa distância.
“Ao trabalhar em conjunto com a MAN desde a fase inicial do produto, podemos responder ainda melhor às necessidades de nossos clientes. Até 2025, queremos trazer ao mercado um produto que atenda às exigências da logística”, diz Klashorst.
“O mercado precisa de um ecossistema que se interligue e funcione de forma confiável. É por isso que queremos desenvolver em conjunto um conceito para a interação de MCS e CCS que aborda questões como espaço, fornecimento de energia e expansão da rede. A ampla experiência da MAN nos ajuda a desenvolver soluções orientadas para o cliente – tanto para uso no depósito quanto na pista”, diz van de Klashorst, dando uma perspectiva sobre projetos futuros.
A cooperação não se limita apenas à logística: “O MCS também será usado no futuro no setor de viagens, por exemplo, para motorhomes e ônibus. Isso trará desafios adicionais e uma mudança no comportamento do usuário”, continua o chefe de desenvolvimento.