Com a presença da CEO mundial da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, a fabricante colocou o Actros e o Atego autônomo como destaques na abertura da Fenatran 2022.

Karin Rådström, na Fenatran, apresentou o eActros 100% elétrico pela primeira vez no Brasil. O caminhão tem autonomia de até 400 km, conforme a composição de baterias. Outro destaque foi Atego 1730 autônomo produzido sob encomenda de um cliente.  O Actros para mulheres, construído a partir do programa A Voz Delas.

eActros e Atego autônomo

O eActros não estará à venda no País por enquanto. “Trouxemos para mostrar o que a gente tem e iniciar a discussão sobre infraestrutura”, diz o vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini. Para o executivo, um dos maiores desafios para a implementação de caminhões elétricos no País é a rede de recarga. Apesar de já existir diversas estações de recarga, todas não são eficientes para abastecer um caminhão com eletricidade em poucas horas.

O Atego autônomo tem o nível 4 (em uma escala que vai até nível 5) de automação. No nível 4, o caminhão pode rodar sem motorista em ambiente controlado, como o interior de uma indústria ou centro de distribuição logístico. O caminhão vai ser utilizado pela Ypê, empresa que fez a encomenda do primeiro modelo.

A Voz Delas

O Actros desenvolvido e produzido por mulheres conta com itens como vazo sanitário, porta bicicleta, penteadeira para maquiagem e decoração interior e exterior personalizadas para as motoristas. Ainda não há preço do caminhão.

O que muda no motor de 530 cv e no retrovisor MirrorCam do MB Actros 2023

Actros Space e Arocs 6×4 substituem o Axor na linha 2023

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).