Para a Volvo Buses, segurança é muito mais do que desenvolver soluções inovadoras e proteger motoristas e passageiros. Também abrange outros usuários da estrada. Tomas Forsberg (foto), novo gerente de segurança, fala sobre a abordagem holística da Volvo Buses para a segurança no trânsito.

O que seu trabalho como gerente de segurança na Volvo Buses envolve?

“Minhas atribuições incluem tudo, desde definir uma visão e estratégia para o nosso trabalho com segurança, até entender as próximas demandas legais e tendências. Também sou a pessoa de contato da Volvo Buses para questões externas sobre segurança no trânsito. A segurança no trânsito tem uma forte conexão com as metas globais da ONU para o desenvolvimento sustentável e trabalhar para um sistema de transporte sustentável é uma parte natural e importante da estratégia. Temos um foco principal nessas questões e em nossa visão de Zero Acidentes parece mais relevante do que nunca. Como gerente de segurança da Volvo Buses, estar envolvido na condução desses esforços parece fantástico.”

De uma perspectiva global, quais são os maiores desafios quando se trata de segurança no trânsito?

“Em nível global, o preço da mobilidade rodoviária ainda é muito alto. Estatísticas da OMS mostram que cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos. Os países de renda baixa e média são responsáveis ​​por mais de 90 por cento das mortes. Uma razão para isso é que os sistemas de transporte nesses países costumam estar congestionados. Em muitos lugares, ocorreu uma rápida urbanização, enquanto a expansão da infraestrutura pública foi retardada devido à falta de recursos. Outro desafio, em todos os países, é proteger os usuários vulneráveis ​​das vias, por exemplo, pedestres, ciclistas e veículos de duas rodas motorizados. No total, eles respondem por metade de todas as fatalidades em acidentes de trânsito, e muitos deles são crianças e jovens.”

O que a Volvo Buses fará para atender aos novos requisitos legais?

“Trabalhamos continuamente para melhorar nossos produtos e muitas vezes oferecemos soluções de segurança muito antes de serem legalmente exigidas. Este também é o caso aqui. Já hoje, a Volvo Buses possui sistemas que ajudam os motoristas a detectar usuários desprotegidos nas estradas. Outro exemplo é o nosso sistema de segurança Driver Alert Support (DAS), que ajuda os motoristas a se concentrarem na estrada.”

Haverá novos requisitos legais na UE nos próximos anos que se aplicarão a veículos pesados ​​e usuários vulneráveis ​​da estrada. O que significarão os requisitos e para que se destinam?

“Nos últimos 20 anos, a Europa tem visto um grande sucesso em segurança de tráfego. Apesar do aumento dos volumes de tráfego, o número de fatalidades caiu para mais da metade. Em consonância com as metas globais da ONU, a ambição é minimizar o número de acidentes graves em mais 50 por cento até 2030. Portanto, a Comissão Europeia, juntamente com várias autoridades, fabricantes de veículos e outras organizações, desenvolveu um pacote de requisitos como uma atualização do Regulamento Geral de Segurança (GSR). Os requisitos legais serão introduzidos em três etapas com um forte foco em ajudar os motoristas em diferentes tipos de situações a prevenir acidentes, por exemplo, com usuários de estradas desprotegidos. A primeira etapa entrará em vigor em 2024 e inclui o aumento da segurança no tráfego em ambientes urbanos, ajudando os motoristas de ônibus a estarem cientes das imediações do seu veículo usando sensores. Esta etapa também inclui requisitos para sistemas para maior conformidade de velocidade e aviso de distração do motorista. Uma vez que muitos acidentes estão relacionados à distração, haverá requisitos para níveis adicionais de aviso de distração na etapa 2, em 2026. A Etapa 3, em 2028, incluirá requisitos legais para Registradores de Dados de Eventos, função que facilita a análise do curso de eventos que levaram a um acidente e ajudam a melhorar a segurança no trânsito.

Que novas soluções de segurança podemos esperar ver no futuro?

“Muito acontecerá no campo da segurança no futuro, especialmente em torno do suporte ao motorista. Também veremos uma maior integração de sistemas de segurança, como uma interface de motorista ainda mais aprimorada, o que é importante do ponto de vista do motorista. As soluções de segurança baseadas na conectividade é algo que veremos mais nos próximos anos. Isso abre espaço para novas tecnologias que melhoram ainda mais a segurança preventiva. Por exemplo, a Volvo Buses oferece as zonas de segurança, uma solução conectada com base na tecnologia de geolocalização que limita a velocidade dos ônibus em áreas de alto risco, como escolas, shoppings e terminais de ônibus.

Fonte: entrevista traduzida do site de relações com a mídia da Volvo Buses.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).