Mercedes-Benz anuncia serviço de locação de caminhões e ônibus

258

A locação de caminhões e ônibus Mercedes-Benz é o novo negócio da Daimler Truck Financial Services no Brasil desenvolvido em parceria com a fábrica, o Banco Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros, e a rede de concessionários da marca.

Em atividade a partir deste mês, o Daimler Truck Locações e Serviços chegou com a proposta de oferecer serviços  e atendimento completos no segmento de aluguel de veículos pesados e equipamentos. Inicialmente, estão disponibilizados caminhões Mercedes-Benz das famílias Accelo, Atego e Actros.

Prazos de locação são de 36, 48 e 60 meses 

Cristina Rensi, head da Daimler Truck Locações e Serviços e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, conta que os prazos de locação são de 36, 48 e 60 meses.

Nesta fase inicial, a locação mínima é de três veículos para pessoas jurídicas. O cliente pode fazer também a locação de implementos, com a opção de escolha de tipo e marca do fabricante.

Cristina acrescenta que a locação inclui gerenciamento e manutenção da frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, mão de obra especializada e peças genuínas, bem como telemetria Fleetboard e equipe comercial dedicada. Quanto aos valores, será determinado conforme a operação e necessidades do cliente.

No entanto, a executiva reconhece que tem cliente com perfil de alugar e com perfil de compra. Por esse motivos, a serviço não representa um canibalismo às vendas de caminhões e ônibus.

Ela lembra também que a locação é uma porta de entrada para o transportador testar novas tecnologias, como por exemplo caminhões e ônibus elétricos em que ele não sabe o que fazer para revender. “A gente vê isso também lá fora (na Europa e Estados Unidos), é uma porta de experimentação”.

Negócio com Potencial de crescimento no Brasil

Ainda recente no Brasil, e representando cerca de 2% da frota circulante (estimada em 2,5 milhões de caminhões), a locação de veículos comerciais tem demonstrado potencial de crescimento e atraído grandes empresas e grupos para o negócio.

Na Europa e Estados Unidos o serviço atinge entre 25% e 30% da frota criculante. Aqui, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e Volvo também já oferecem no Brasil seus serviços de locação. 

A presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, Hilke Janssen, observa que o mercado de locações vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos.

Janssen atribui o crescimento da atividade à alteração de comportamento dos clientes que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota e hoje estão mais abertos às locações. O objetivo da Daimler Truck Locações e Serviços para 2024 é atingir 200 locações.