Sabe aquela cena quase que rotineira de um caminhão parado na pista? Segundo um estudo feito pela Volvo essa cena poderá ser reduzida em 80%. A longo prazo, o objetivo é que as paradas não planejadas devam desaparecer totalmente. Uma explicação chave para essa tendência é a conectividade on-line que cria um ambiente para trabalhar com a manutenção preventiva.
Uma paralisação não planejada é uma das questões mais problemáticas que podem afetar a rotina de uma empresa de transporte. Além da inconveniência para o motorista, essa situação cria custos extras em reparos, perda de receita e, no pior cenário, um dano à reputação da companhia.
“Quando uma transportadora opera com margens muito pequenas, uma parada não planejada atinge a empresa. Temos, portanto, que compreender porque isso ocorre e ajudar os clientes e motoristas a aumentarem a produtividade e a rentabilidade”, diz Hayder Wokil, diretor de qualidade da Volvo Trucks.
Com o intuito de aumentar o conhecimentos sobre o tema e ajudar empresas de transporte, a Volvo Trucks realizou uma pesquisa abrangente com base em dados de usuários reais de 3 500 caminhões da marca ao longo de um período de 5 anos. Com essa base estatística a fabricante realizou simulações avançadas e gerou uma variedade de possíveis situações de serviços para analisar como, por qual motivo e quando os caminhões sofrem paradas não planejadas. O objetivo era descobrir como isso pode ser evitado.
O estudo mostrou claramente que por ser capaz de monitorar o uso do caminhão e o estado atual de vários componentes-chaves do veículo, é possível planejar melhor a manutenção. “Achamos que podemos reduzir o número de paralisações se o caminhão é servido em resposta a necessidades reais do cliente”, ressalta Wokil.
Um pré-requisito importante para reduzir o número de paradas é ser capaz de prever as necessidades de manutenção e de adaptar o serviço para cada caminhão individualmente. Isso é possível desde que os caminhões de hoje possam estar conectados on-line com a rede.
“Por exemplo, um técnico de serviço pode monitorar remotamente exatamente como o caminhão está sendo usado em tempo real, assim é possível também planejar a manutenção com antecedência antes de uma quebra. Além do mais, um serviço regular também pode ser adiado se o técnico de oficina perceber que há componentes do caminhão que estão sujeitos a menos desgaste do que o esperado, economizando tempo, tanto do transportador e do condutor”, revela Wokil.
Embora a Volvo Trucks tenha feito progressos consideráveis ??nesta área, Hayder Wokil sente que o desenvolvimento do serviço preventivo ainda está em sua fase inicial.
“Vemos um potencial considerável nesta área. Veículos conectados são o caminho para reduzir a zero as paradas não planejadas no futuro”.