Com o fechamento dos emplacamentos de fevereiro, a Fenabrave, entidade das redes de concessionárias, informou que os licenciamentos de caminhões no primeiro bimestre foram 9,37% maior do que no mesmo período de 2020. O de ônibus foi quase um empate, no entanto, com leve aumento de 0,2%. Confira os números na imagem abaixo:

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Fonte: Fenabrave

De acordo também com os dados analisados pela Fenabrave, os números por marca e o ranking podem ser conferidos na imagem a seguir:

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Emplacamentos de caminhões cresceu 3,5% em janeiro

A Anfavea (associação das montadoras de veículos) divulgou os dados de emplacamentos do primeiro mês de 2021, com crescimento de 3,5%. Confira os números por marca:

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Emplacamentos por segmento e no total

Outras notícias:

Volksbus 8.160 ODR – emplacamentos

Volksbus 8.160

A licitação de 500 micro-ônibus pelo Ministério da Cidadania (na época Ministério do Desenvolvimento Social) começa a concretizar em diversas cidades. A licitação foi vencida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e 90 unidades já rodam no Sul do País, sendo 43 no Rio Grande do Sul, 30 no Paraná e 17 em Santa Catarina. Os veículos do modelo Volksbus 8.160 ODR foram encarroçados pela Neobus e contam DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). A capacidade é para 25 passageiros. Outras 54 unidades já haviam sido entregues em novembro do ano passado e o restante devem ser entregues no decorrer deste ano, pois dependem da aquisição pelas prefeituras do País.

ZF com mais agilidade – emplacamentos

ZF Traxon
Caixa TraXon é um exemplo de produto ZF importado que pode ser beneficiado com a certificação

Com objetivo de agilizar o fluxo da importação e exportação de componentes, uma das demandas das montadoras de veículos, a ZF conseguiu a certificação OEA. Em poucas palavras, esta certificação garante maior segurança e abre um canal direito com a Receita Federal, reduzindo o tempo de alfândega. Hoje uma das maiores queixas de fabricantes de caminhões é a pouco agilidade na cadeia logística. Um exemplo (sem ter qualquer relação com a ZF), foi a demora na importação de componentes do MAN TGX no primeiro semestre de 2018, prejudicando a sua produção e, consequentemente, as vendas.

Marcopolo

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Com investimentos de R$ 70 milhões, Marcopolo inicia operação em nova planta industrial de 19,6 mil m2 em Ana Rech para a produção de componentes para carroceria de ônibus.

Aumenta passagem de caminhões em pedágios

Pedágio

O fluxo de caminhões nas rodovias pedagiadas cresceu 1,8% em janeiro sobre o mês anterior. Os dados são da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.

Qual a diferença de pesado para extrapesado?

2019 Volvo FH

Na convenção da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não existe caminhão extrapesado, apenas pesado. A partir daí cada marca usa a definição de extrapesado conforme melhor convém em razão do portfólio de produtos. A Mercedes-Benz, por exemplo, praticamente chama todos os seus caminhões das linhas Axor e Actros de extrapesados. Já a Volkswagen chama de pesados os caminhões que na Anfavea são definidos como semipesados e, de extrapesados, os que são enquadrados como pesados.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).