O novo ônibus Volvo B320R traz novidades e avanços em relação à versão anterior. O veículo é apontado pela montadora como flexível, por atender operações de fretamento e transporte rodoviário de curtas distâncias.

Uma das maiores novidades do B320R é o motor D8K Euro 6, o mesmo que atualmente equipa os caminhões da linha VM, desde o ano passado. https://www.volvogroup.com/br/news-and-media/news/2022/oct/linha-vm-euro-6-traz-novo-motor-volvo-com-mais-potencia-e-ate-10-mais-economico.htmlSegundo a Volvo, além de entregar maior potência, o novo propulsor é também mais econômico que o da versão anterior.
Outro destaque do lançamento é a transmissão I-Shift de 7ª geração. Para a aplicação a aplicação urbana do chassi B320R, a Volvo disponibiliza opções para a transmissão automática ZF ou Voith.

“É um chassi altamente versátil, disponível na configuração de eixos 4×2 preparado para receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura”, explica Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.
O executivo reforça que além da tradicional versão urbana, esse chassi atende as aplicações de fretamento e rodoviária de curta distância.
Motor com maior torque e mais silencioso
O motor D8K Euro 6 tem potência de 320cv a torque de 1.200Nm. Segundo Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo, com esse propulsor o veículo ficou extremamente silencioso e suave para condução do motorista bem como para o conforto dos passageiros.
Outro destaque apontado pela Volvo em relação ao novo propulsor de 8 litros é o período da troca de óleo que pode chegar a 100 mil quilômetros dependendo da aplicação.

O chassi B320R é um modelo global da Volvo que já era fornecido para mercados de exportação como Chile e Colômbia.
Freios eletrônicos e controle de estabilidade
O novo chassi na versão para fretamento sai de fábrica equipado com sistema de freios eletrônicos EBS de 5ª geração e disco em todas as rodas.
Na versão rodoviária, o veículo traz de série também o controle eletrônico de estabilidade (ESP) e freio motor VEB com 300cv de potência. Já o freio auxiliar retarder, cuja potência pode atingir 900cv, é opcional.