A Volkswagen Europa anunciou recentemente o lançamento da quarta geração do utilitário Caddy. Carro-chefe da marca no segmento, o modelo tem previsão de chegada ao mercado europeu entre julho e setembro deste ano.
A quarta geração do Caddy vai receber motor Euro 6 TDI de 2 litros, na versão a diesel, com potencias de 75 cv, 102 cv, 122 cv, além da versão 4Motion de 150 cv. As versões a gasolina, chamadas de TSI, possuem motor de 1.4 litro de 125 cv e uma versão bicombustível, que incorpora o gás natural, com potência de 110 cv. Todas as versões mantém a tecnologia BlueMotion de eficiência energética e possuem sistema SCR de pós-tratamento de gases.
Outra parte importante na renovação do modelo é a segurança, que foi aprimorada e vai auxiliar também na condução do veículo. A lista de equipamentos vai dos habituais ABS (Sistema Anti-travamento de Freio) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), a controle de pressão dos pneus e freio automático de emergência, que age automaticamente a velocidades de até 30 km/h e frea o veículo por completo, caso seja detectado uma situação de colisão.
As mudanças estéticas exteriores e interiores são pouco notáveis, até por se tratar de uma reestilização e não um modelo totalmente novo. Além disso, a versão furgão mantém a mesma capacidade de carga de 815 kg da versão anterior. O Caddy está há 11 anos no mercado, desde o seu lançamento, e soma mais de 1,5 milhão de unidades vendidas. O modelo chegou a ser pensado pela marca como possível substituto da Kombi no Brasil em 2013, porém, não existe previsão de chegada ao mercado brasileiro.