Até há pouco tempo, quando se falava em caminhões vocacionais, pensava-se apenas em modelos para coleta de lixo, construção civil, agronegócio e mineração. De poucos anos para cá, aos poucos, as montadoras têm configurado veículo para o segmento de entrega de bebidas.

Na Europa, eles já são bastante comuns e diferenciam dos modelos convencionais por terem a cabine e chassi bem baixos para facilitar a operação constante de entrar e sair da cabine e de carga e descarga das caixas de bebidas. Esses caminhões contam com cabine e suspensão exclusivos. Além disso, rodas e pneus são menores.
No Brasil, os vocacionais para o mercado de bebidas são adaptações de modelos convencionais. Eles são ligeiramente mais baixos, porém, longe de serem baixos como os europeus projetados exclusivamente para distribuição urbana. Aqui, o principal impedimento de esse modelo vocacional ser mais baixo é a condição precária de nossas ruas e avenidas. E, agora, para tentar crescer nesse segmento, a MAN Latin America acaba de lançar o VW Worker 17.230 6×2/4 distributor para o mercado de bebidas.
Ele é baseado no Worker 17.230 4×2 de 17 t de PBT (Peso Bruto Total). A adaptação foi feita pelo BMB (empresa parceira da MAN para modificações fora da linha de montagem) e com a Randon, fornecedora do implemento em alumínio.
Partindo do Worker 17.230 convencional, foi instalado um segundo eixo direcional no chassi. O resultado é uma capacidade de carga líquida 630 kg superior ao do modelo 23.230 6×2 convencional, o que significa um ganho de 5% por viagem. O VW Worker 17.230 6×2/4 Distributor pode transportar 13 060 kg de carga contra 12 430 kg do VW Worker 23.230 6×2. A vantagem continua que na quantidade total de pneus, sendo oito no 17.230 Distributor e dez no 23.230.

O trem de força é o mesmo nesses modelos, sendo equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, 4.600 cm3, 225 cv a 2.400 rpm e torque 850 Nm entre 1.100 a 1.600 rpm. A transmissão é manual Eaton de seis marchas.