Os caminhões norte-americanos são sempre fontes de inspiração e desejo de muitos transportadores, seja frotistas e motoristas profissionais. Por isso, as atualizações são informações importantes para nós, mesmo que no Brasil, as configurações dos Estados Unidos sejam inviáveis economicamente devido à legislação brasileira. Agora, temos a novidade da Daimler Truck North America que acaba de apresentar o novo Western Star 57X nos EUA. E ele tem muitas tecnologias já presentes no brasileiro Mercedes-Benz Actros

O novo 57X é projetado principalmente para clientes viajando em rotas de longa distância, especialmente no segmento de pequenas frotas ou como operadores proprietários, em contraste com as séries 47X e 49X, que atendem principalmente os clientes de veículos especiais e de obras. 

Diferentes variantes do 57X são oferecidas para as diversas aplicações. As versões de cabine mais curta e mais longa estão disponíveis com diferentes alturas de teto entre 152 e 183 cm, com um para-brisa maior. 

O início da produção do Western Star 57X será no 1º trimestre de 2023 na fábrica da Daimler Truck North America em Cleveland, Carolina do Norte, EUA. 

A fabricante promete cerca de 6% mais econômico que o antecessor, o 500XE. Os clientes podem escolher entre diferentes opções de motor. Os motores Detroit DD13 Gen 5, DD15 Gen 5 e DD16. O 57X está disponível com transmissões Detroit DT12 Direct ou High-Speed AMT. Várias otimizações no chassi e na cabine reduzem ainda mais os valores de consumo de combustível do novo 57X. Estes incluem o capô aerodinâmico e os dutos de ar nos para-choques, bem como saias flexíveis entre a cabine e o chassi. 

Novas características técnicas Western Star

O Western Star 57X oferece aos clientes o Detroit Assurance 5.0 Safety System com Active Brake Assist 5, que inclui o sistema de câmera/radar “sempre ligado”, Cruise Control Adaptativo e Active Lane Assist opcional. A novidade do 57X é o Active Side Guard Assist, uma tecnologia pioneira no setor projetada para mitigar os problemas do lado cego durante as curvas à direita. O 57X é o primeiro caminhão Western Star a ter um display digital no cockpit que permite a configuração dos instrumentos e simplifica o controle das funções de entretenimento (via Apple Car Play e Android Auto) e informações do veículo. Os controles integrados do volante permitem que os motoristas controlem a maioria das funções de entretenimento e informação sem tirar as mãos do volante. 

O interessante observar é que todas as tecnologias são as mesmas do Mercedes-Benz Actros, o que significa que o Grupo Daimler Truck está otimizando os sistemas para uso em todas as marcas e países.  

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).