• A TransJordano, especializada no transporte de combustíveis, adicionou recentemente mais 71 caminhões da Mercedes-Benz à sua frota. Desse montante, 47 são do modelo Actros 2651, campeão de vendas da montadora alemã e que possui a tecnologia ABA – Actice Break Assist (Assistente Ativo de Frenagem), sistema inteligente que detecta uma situação de risco e reduz a velocidade do caminhão por meio dos recursos de frenagem. Fonte: NTC
  • Capa 192
    Capa da Transporte Mundial 192
  • Durante a primeira reunião de 2021 do Comitê Empresarial Solidário, responsável por arrecadar fundos para o combate à pandemia do novo coronavírus no Estado de São Paulo, o presidente do Conselho Superior e de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP), Tayguara Helou, fez o pronunciamento da iniciativa do setor de transporte de cargas de São Paulo em fazer o transporte de forma gratuita de 50 toneladas da vacina contra o vírus. Esta operação será feita em modal de carga lotação com 10 caminhões com capacidade de 5 toneladas em um raio de até 150 km da capital paulista. Entretanto, após a reunião, a entidade tomou a decisão de dobrar os números resultando no transporte gratuito de 100 toneladas de vacinas da coronavac, podendo chegar até 57 milhões de doses.
  • O ônibus mais seguro do Equador foi fabricado no Brasil e será enviado para o país da costa-oeste sul-americana em julho. O O 500 RS 1942, chassi customizado porque não existe no portfólio brasileiro, conta com carroceria Roma 6, motor OM 457 de 420 cv e diversos itens de tecnologia de segurança, características somente vistas nos modelos O 500 RSD 6×2 e RSDD 8×2 no Brasil. 
O 500 RS 1942
O 500 RS 1942 é o ônibus 4×2 mais potente já fabricado no Brasil, no entanto, o motor é Euro 3 e pode ser comercializados em países com a legislação de emissões ambiental similar em vigor

O ônibus apresenta os mais modernos itens de segurança, tais como o ACC (piloto automático adaptativo), EBS (sistema de frenagem eletrônica), AEBS (freio automático de emergência), LDWS (sistema leitor de faixas) e também o Hill Holder (Assistente de freio de rampa). Além disso, o ônibus vem com suspensão pneumática e traz o consagrado motor OM 457, de 420 cv e torque de 193,7 mkgf. Com freio a disco, PBT de 19,6 toneladas e eixo HO6 com capacidade de 12,5 toneladas, o veículo é preparado para carrocerias de 13,2 m de comprimento e também pneus 295/80R × 22,5. Assim que chegar no país, o veículo vai passar pelos principais estados para que os clientes conheçam o produto.

Segundo a Mercedes-Benz do Brasil, o uso do motor OM 457 de 420 foi possível ser usado no chassi O 500 RS 1942 porque no Equador ainda está em vigor a legislação de emissões equivalente a Euro 3. 

Os chassis 4×2 mais potentes à venda no Brasil são:

Potência (cv) e torque (mkgf) Marca – modelo Motor
380 cv / 182,0 Volvo B380R Volvo D11C370 de 10,8 litros e
6 cilindros em linha
360 cv / 188,6 Mercedes-Benz O 500 RS 1836 MB OM 457 LA de 12 litros e
6 cilindros em linha
360 cv / 188,6 Scania K 360 Scania DC13 114 360 de 13 litros e
6 cilindros e linha
334 cv / 132,6 Volksbus 18.330 OT Cummins ISL de 8,9 litros e
6 cilindros em linha
290 cv / 83,8 Agrale MA 17.0 Cummins IBSe de 6,7 litros e
6 cilindros em linha
280 / 96,9 Iveco 170S28 FPT N67 de 6,7 litros e 6 cilindros em linha

Ainda há opção do chassi elétrico da BYD montado na unidade industrial de Campinas (SP). O modelo D9A tem foco no uso urbano por causa da sua autonomia máxima de 300 km, que pode ser menor em caso de engarrafamentos, topografia, peso e outros equipamentos. O D9A possui dois motores elétricos de 150 kW (201 cv) cada. 

O Equador tem 43.260 km de rodovias, sendo 18% asfaltada (8.161 km), percentual um pouco maior do que a infraestrutura brasileira (cerca de 12%), sendo a Central Intelligence Agency dos Estados Unidos. O país possui uma população acima de 17,616 milhões de pessoas. 

Leia também sobre os recém lançados O 500 RSD 2443 6×2 e O 500 RSDD 2743 8×2

O ônibus mais vendido no Brasil há 7 anos

Modelo urbano Mercedes-Benz OF 1721
Modelo urbano Mercedes-Benz OF 1721

O ônibus urbano Mercedes-Benz OF 1721, pelo sétimo ano consecutivo, foi o modelo mais vendido no Brasil, com 3.533 unidades emplacadas em 2019. No período de sete anos soma 27.500 OF 1721 entregues aos clientes.

Ônibus de 15 metros é aposta da Volkswagen para 2020

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de ampliar a sua linha de ônibus com o Volksbus 22.280 ODS. Este ônibus permite o encarroçamento com 15 metros de comprimento, tem capacidade para 22 toneladas de PBT, e, segundo a Volkswagen, dependendo do encarroçamento permite até 115 passageiros (sendo 42 passageiros sentados, 72 passageiros em pé e um passageiro cadeirante). O 22.280 ODS traz um aumento de 30% da capacidade de passageiros quando comparado com os tradicionais ônibus urbanos médios. Além disso, transporta apenas 10 passageiros a menos do que os ônibus articulados de 18 metros de comprimento.

O gerente nacional de vendas de ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer, afirmou que o 22.280 ODS foi projetado para oferecer melhor custo-benefício já que reduz o consumo de combustível em relação ao custo operacional de veículos maiores como os articulados convencionais e pode ser uma boa alternativa para os corredores de menor volume de passageiros.

O 22.280 ODS, que começa a ser comercializado no primeiro semestre de 2020, tem configuração 6×2 de fábrica, suspensão pneumática, motorização dianteira MAN D08 de 277 cavalos, transmissão ZF de seis marchas e terceiro eixo direcional na frente, que permite o ônibus alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas. Outra característica são os dois eixos dianteiros direcionais.

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Volvo começa teste de ônibus urbano autônomo. Veja o vídeo

Notas#36: Resultado da indústria de implementos foi melhor do que o esperado

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).