Volvo 7900 Electric

O Grupo Volvo se associou com a Nanyang Technological University (NTU) para desenvolver e testar ônibus urbanos autônomos e elétricos em Singapura. 

Cerca de 67% das viagens em horários de picos são feitos pelo transporte público no país, o segundo menor da Ásia. A meta é aumentar este percentual para 75% da 2030, e a tecnologia dos veículos autônomos será a aliada para enfrentar a falta de motoristas profissionais no país e redução de engarrafamentos. O fato de o ônibus ser elétrico vai ajudar na redução de emissões de poluentes e ruídos.

A Volvo Buses está há 40 anos em Singapura, mas é a primeira vez ela realiza testes com modelo urbano autônomo. No momento, a fabricante tem autorização apenas para testar o ônibus em pistas particulares.

Em dezembro de 2018, os testes começaram dentro de uma pista de testes fechada que tem o tamanho de dois campos de futebol e tem cenários para representar os edifícios. Tempestades de chuva tropicais serão simuladas, entre outras coisas, para imitar as condições em que os ônibus elétricos autônomos terão que operar.

Maior aceitação de veículos autônomos

Além dos dois ônibus, a Volvo também forneceu uma plataforma autônoma que será desenvolvida no local. Os ônibus não terão apenas que operar de forma autônoma, mas também devem poder viajar para uma garagem e recarregar suas baterias de forma independente.

“Singapura está perto do topo do ranking para a aceitação da tecnologia automatizada, de acordo com um estudo realizado pela KPMG, mas está muito abaixo da escala quando se trata de fabricação”, explica Joakim Jonsson, líder do projeto. Por outro lado, o mesmo estudo mostrou que a Suécia tem um forte setor manufatureiro. “Isso nos torna a combinação perfeita”, diz Joakim.

Leia mais:

O ônibus autônomo da Mercedes-Benz

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

capa 179

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).