Positivo e operante

42

Modelos estão expostos em feira do segmento de segurança e defesa

Modelos estão expostos em feira do segmento de segurança e defesa

A Shacman, fabricante chinesa de caminhões, está apresentando uma linha de caminhões militares na feira LAAD Defence & Security, que começou no dia 14 e vai até o dia 17 de abril, no RioCentro, no Rio de Janeiro. Até então, a marca disponibilizava apenas caminhões para aplicações civis no país.

Apesar de não divulgar maiores detalhes a respeito dos modelos militares, é sabido que a Shacman busca internacionalizar sua marca e vê o Brasil como um país estratégico para isso. De olho nisso, a marca busca fornecedores locais para aumentar a competitividade dos seus modelos, como Cummins, Eaton, ZF, Meritor, Dana e Maxion, que são alguns dos parceiros divulgados pela marca.

A fabricante é membro da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores) e recentemente integrou-se também a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança).

Em 2013, a marca anunciou um plano de investimento de mais de R$ 400 milhões para erguer uma fábrica na cidade de Tatuí (SP). Com o cronograma atrasado, justificado pela mudança no projeto, a Shacman pretende lançar a unidade fabril no segundo semestre de 2015.

A entrada da linha de veículos militares no portfólio da empresa pode ser encarada como uma tentativa de ampliar as vendas da marca em outro segmento, já que a empresa vendeu apenas um caminhão no primeiro trimestre do ano.