O transporte público de Aracaju (SE) começa a rodar com ônibus elétrico. Dessa forma, desde esta segunda-feira (20), as linhas da cidade deram início à operação experimental dos ônibus elétricos. A ação ocorre nas linhas circulares 001 e 002. Ou seja, elas cortam a cidade de uma ponta a outra, da zona Norte à Zona Sul.
O modelo escolhido para circular pelo município é o ônibus elétrico Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer. A fabricante de origem chinesa já opera no mercado interno desde 2021. E seus modelos rodam em algumas cidades do País.
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Nesse sentido, com o Azure, a marca está presente em cidades como Cascavel (PR) e Belém (PA). Além de estar em demonstrações em Florianópolis (SC), Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).
Vantagens do Azure A12 BR
Seja como for, o ônibus, além da vantagem de oferecer zero emissão, também traz baixo ruído. Além disso, o modelo, que transporta até 76 passageiros, conta com autonomia média de 300 quilômetros com uma única recarga. Todavia, essa autonomia pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos. Colabora com a autonomia, o conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas.

“Para nós, é um orgulho contribuir com o projeto de Aracaju. Assim, a cidade avança no conceito de cidade inteligente com um ônibus sustentável e eficiente. Queremos demonstrar de forma prática que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.
Vantagens para os passageiros
A qualidade do transporte pode ser percebida já no embarque. O modelo é totalmente acessível e conta com piso baixo total. Do mesmo modo oferece sistema de ajoelhamento da suspensão, bem como área para cadeira de rodas com assento dobrável. E rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros.
Dentro do ônibus, os passageiros ainda têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. Além disso, o ônibus possui Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.
Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas. Por ser construído em monobloco, o Azure tem peso reduzido em comparação com veículos montados com chassi e carroceria. Assim, diminuindo o impacto no pavimento das cidades.
Conforme a fabricante, o modelo Azure ainda permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, que têm mais componentes no motor. E de até 80% nos custos operacionais totais.