O último levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizado em 2016, aponta que 58,2% das rodovias brasileiras possuem problemas no pavimento, geometria ou sinalização.

Ainda segundo o estudo, as deficiências apresentadas nas vias impactam diretamente no custo de operação do transporte, que pode aumentar em cerca de 24,9%.

Um dos itens do caminhão mais prejudicados pelas más condições das rodovias é o pneu. Para evitar maiores custos e prejuízos à operação, TRANSPORTE MUNDIAL preparou um guia com quatro itens para se checar antes de cair na estrada. Confira:

4Alinhamento

O correto alinhamento amplia a segurança a bordo

Serve para manter o alinhamento dos ângulos das rodas de acordo com as especificações técnicas das fabricantes. Quando os pneus estão desalinhados, além da diminuição de vida útil, há o maior desgaste dos componentes. A direção também se torna insegura, devido a maior resistência aos rolamentos, a perda de atrito com o solo, que também resulta em aumento no consumo de combustível, e pela puxada para a esquerda ou direita quando se tira as mãos do volante.

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