Case de sucesso

“Eu não posso treinar motoristas de amanhã com a tecnologia de ontem”, diz Jörg Hartmann proprietário da escola de condução na Verkehr & Ausbildung Hartmann, perto de Stuttgart, Alemanha. Por isso, ele elegeu o Mercedes-Benz Actros 2540 equipado com Active Brake Assit 4 (ABA 4) para a formação de motoristas profissionais.

Para Hartmann, movimentar o caminhão de um lado para outro é o mínimo que um motorista deve saber. Desafio é ter conhecimento necessário do veículo e de suas possibilidades técnicas e saber como utilizá-lo de maneira segura, econômica e respeitando o meio-ambiente – razões que distinguem o bom motorista profissional.

Por esta razão, o novo Mercedes-Benz Actros 2540 se tornou um grande aliado na escola Verkehr & Ausbildung Hartmann.

O caminhão foi adquirido com todos os sistemas de assistência de segurança atualmente disponíveis na linha pesada da Mercedes-Benz na Europa.

“Para mim, o que conta são os nossos clientes terem o conhecimento teórico de tais sistemas, mas também experimentá-los e saber como usá-los no mundo real”, diz Jörg Hartmann, mencionando suas razões para investir no caminhão de 25 t de PBT.

Além do ABA 4, o caminhão ainda possui Lane Keeping Assist (assistente de faixa de rolagem) e Proximity Control Assist (assistente de controle de proximidade) de prevenção de colisão.

O treinamento envolve uma variedade de situações em que esses sistemas são usados para que o motorista crie confiança e possa intervir quando necessário.

EcoRoll PowerShift

Além da segurança, a formação também se concentra na economia de combustível. O diesel é o ator principal da planilha de custos de uma empresa de transporte e, além disso, o apelo ambiental é muito presente na Europa, e na Alemanha não seria diferente. Um aliado nessa formação de condutores está sendo a transmissão PowerShift 3, que através de seus modos de condução, oferece a melhor maneira de guiar o veículo sem forçar rotação. Exemplo é o EcoRoll que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de modo seguro.

Outros itens oferecidos no Actros são Controle Preditivo Powertrain (PPC) e a ferramenta de telemetria FleetBoard. No PPC, o sistema reconhece a topografia à frente e muda as marchas para otimizar a eficiência em relação ao consumo.

Através do FleetBoard há a ferramenta EcoSupport que analisa o estilo de condução do motorista em tempo real e fornece um feedback imediato. No painel de instrumentos são mostrados critérios sobre condução econômica, entre outros. Para tanto, os instrutores da equipe de Hartmann oferecem aulas teóricas, com explicação detalhada de como navegar no computador de bordo, que, aliás, pode ser ajustado para diversos idiomas.

O Mercedes-Benz Actros 2540 é alimentado por um motor OM 470 que desenvolve potência de 394 cv. Além de três assentos e dois pedais de freio (direcionados para autoescola) a parte de traz do habitáculo, que comumente é ocupada por uma cama, dispõe de três assentos.