A Daimler Truck lançou uma marca de caminhões elétricos para o segmento de médio porte nos Estados Unidos: a RIZON. Com isso, a Daimler amplia as suas marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star, Fuso e BharatBenz

A marca vai oferecer veículos de emissão zero e soluções de mobilidade elétrica para clientes que buscam alternativas sustentáveis e econômicas para o transporte urbano. A RIZON conta com o apoio da rede de concessionárias da Daimler Truck. Elas vão oferecer serviços de consultoria, planejamento de infraestrutura, integração de sistemas de gestão de frotas, gerenciamento das baterias e destinação final.

Os primeiros modelos da RIZON são os e18L, e16L, e16M. Eles se enquadram nas classes 4 e 5 de caminhões médios, com PBT entre 7.255 kg e 8.182 kg, equivalente aos caminhões leves no Brasil. 

Potência e autonomia

Os modelos possuem motor elétrico que gera até 180 kW (244,7 cv) de potência e 760 Nm de torque. As baterias de íons de lítio que os alimentam e podem ser recarregadas em estações rápidas DC ou em tomadas convencionais AC. 

A autonomia varia entre 120 km e 257 km, dependendo do número de baterias (2 ou 3). No entanto, isso depende das condições de uso, como ambientais, condições da bateria, recuperação, tráfego e tipo de rodovia. Assim, como, o uso de acessórios, velocidade de operação e estilo de direção também influenciam. 

Os caminhões da RIZON também incorporam sistemas avançados de segurança passiva e ativa para proteger os motoristas, passageiros e as comunidades em que operam.  Portanto, os veículos contam com tecnologias da Daimler Truck, como o Assistente Ativo de Frenagem e o Assistente Ativo de Proteção Lateral. Portanto, elas ajudam a evitar colisões em situações de tráfego intenso e áreas urbanas congestionadas. Essas tecnologias, são as mesmas já presentes no Mercedes-Benz Actros

Por último, a RIZON pretende iniciar as vendas dos seus caminhões elétricos no quarto trimestre deste ano e, da mesma forma, com incentivos fiscais disponíveis em alguns estados. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).