O crescimento do roubo de cargas no Brasil não preocupa apenas os transportadores, mas também a indústria. Quem faz o alerta é a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que registrou aumento de 86% nos casos, atingindo 22 mil ocorrências entre 2011 e 2016.

A entidade avaliou os trechos da BR-116, entre Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), da SP-330, entre Uberaba (MG) e Santos (SP), e da BR-050, entre Brasília (DF) e Santos (SP).

Para se ter ideia do estrago financeiro causada pelo roubo de cargas, em 2011, o prejuízo foi de R$ 761 milhões. Já em 2016, a conta subiu para R$ 1,4 bilhão. Considerando que a pesquisa não foi feita em todos os estado, o prejuízo pode ser muito maior.

De acordo com um comitê britânico do setor de cargas, entre 57 países, o Brasil é considerado o 8º país mais perigoso para o transporte de carga, sendo tão ou mais perigoso quanto o Iraque e Somália, países que enfrentam situações de guerra.