São Paulo ganha linha de turismo com Volvo híbrido

78

A cidade de São Paulo tem um novo ponto turístico itinerante: um ônibus híbrido de dois andares para o turismo na área central. Chamado de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o veículo da marca Volvo possui tecnologia híbrida que emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares Euro 5 movidos à diesel. Além disso, pode emitir até 35% menos gás carbônico (CO2).


O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há emissão de poluentes e ruído. A bateria do modelo é recarregada durante as frenagens. Cada vez que se acionam os freios, a energia gerada pela desaceleração é utilizada para carregar a bateria.


“O híbrido é um veículo ideal para este tipo de serviço. É silencioso e nao não emite poluentes nos momentos em que está parado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, trânsito ou nos semáforos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.