Scania F360 8×2 HA com carroceria Caio

Em defesa dos interesses da cidade de Curitiba (PR), como empregos, as empresas que operam o transporte público de passageiros desde sempre somente compraram ônibus Volvo fabricados na mesma cidade. Depois de décadas, pela primeira, a Scania quebra essa hegemonia com a venda de seis ônibus biarticulados para a Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras locais, com frota de 247 ônibus e responsável pelo transporte de cerca de 10% dos passageiros na cidade.

A necessidade de baixar custos e conhecer as soluções da concorrência, a Viação Cidade Sorriso aceitou testar um biarticulado Scania F 360 8×2 HA com 27 m de comprimento e capacidade para transportar até 270 passageiros por sete meses. O modelo foi desenvolvido com carroceria Caio conforme as normas da URBS (Urbanização de Curitiba S.A – empresa de capital misto (99,9% da Prefeitura de Curitiba) responsável pelas ações de planejamento, operação e fiscalização do transporte e equipamentos públicos).

Duas das seis unidades do biarticulado Scania F 360 adquiridas pela Viação Cidade Sorriso

Os novos biarticulados ficaram 1.000 kg mais leves dos que os biarticulados Volvo que circulam na cidade. A redução de peso foi realizada somente na carroceria, com diversas modificações, como a substituição do vidro traseiro por fibra, uso de poltronas mais simples, de plástico mais leve e redução do número delas (apenas três assentos por fileira – 2 e 1). Assim, em termos de chassis, a própria Scania reconhece que o dela é mais pesado, mas defende que é mais robusto. 

Concorrência saudável

Segundo o presidente da Viação Cidade Sorriso e presidente do Setransp (entidade que reúne as empresas de ônibus de Curitiba e região), Mauricio Gulin, o consumo do modelo da Scania foi 3% mais econômico do que o da Volvo em testes realizados em operações idênticas, rodando cerca de 380 km por dia e pelos sete meses.

Volvo e Scania são os únicos fabricantes de biarticulado no Brasil. 

O Scania F 360 8×2 HA possui motor de 360 cv e torque de 188,6 mkgf. A caixa de marcha é Allison de 6 velocidades, importada como todas transmissões automáticas, e a única disponível no mercado para a faixa de torque, segundo a engenharia da Scania. A Peso Bruto Total (PBT) do F 360 é de 43,5 toneladas.

Para efeito de comparação, o modelo Volvo B340M possui motor de 340 cv e torque de 173,3 mkgf. O PBT do Volvo é de 45,3 toneladas.

Segundo a Scania, o torque do seu motor favorece o menor consumo pois o motor pode trabalhar em rotações menores.

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante a entrega dos seis biarticulados, faz defensa da concorrência para baixar custo do transporte público em prol da população

Em termos de equipamentos de conforto e segurança, os chassis Volvo e Scania são equivalentes, com suspensão a ar com controle eletrônico, controle de tração, sistemas de controle de frenagem e retarder.

Tanto Mauricio Gulin quanto o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, defendem que exista sempre concorrência entre os fornecedores de ônibus na cidade, por ser mais saudável para os operadores e passageiros.

Scania biarticulado é inédito no Brasil

Protótipo foi feito especialmente para Curitiba e também fará parte da frota da Viação Cidade Sorriso

A venda dos seis primeiros biarticulados Scania não foi só para a Curitiba, mas foi a primeira venda no Brasil. A empresa lançou o seu biarticulado em 2015, mas vendas foram realizadas penas para o México e Colômbia. Como as exigências de configurações da URBS são diferentes da SPTrans, por exemplo, a Scania deve que desenvolver um modelo específico para Curitiba, o que ficou pronto em 2017.

Aliás, essa é uma queixa comum de quase todos os fabricantes de carroceria de ônibus. No Brasil não há um padrão nacional e cada prefeitura faz as suas exigências, elevando o custo de desenvolvimento e produção, consequentemente, o preço a ser pago pelos cidadãos seja pelo preço da passagem de ônibus, seja pelos impostos quando o sistema da cidade é com subsídio, como ocorre nas cidades de Curitiba e São Paulo.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).