Scania completa 67 anos de Brasil e 500 mil caminhões produzidos

123

A Scania está completando 67 anos de atuação no Brasil e 500 mil caminhões produzidos. Empresa começou a atuar no País em 1957, no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, mas só se instalou na fábrica de São Bernardo do Campo em 1962.  

O caminhão 500 mil produzido no Brasil é um modelo R 460 6×2 com pintura e grafismos exclusivos. Será produzido somente um caminhão comemorativo, por isso o invés de ser vendido a um único cliente o veículo será sorteado pelo Consórcio da marca. A assembleia está marcada para o dia 02 de julho.

Scania R 460 6×2 foi o modelo escolhido pela fabricante para ser o caminhão número 500 produzido no Brasil

O ganhador do sorteio receberá o veículo com toda documentação e IPVA 2024 já pagos, bem como o Pro Control por três anos, mais conectividade, no pacote de soluções de serviços.

Nesta mesma semana do sorteio do Consórcio, a fabricante irá celebrar os 67 anos de atuação no Brasil e também os 42 anos do consórcio. Toda a programação estará dentro do evento “Semana da Paixão Scania”.

Diferenciais em relação aos modelos em produção

Os diferenciais do R 460 6×2 em relação aos modelos em produção são vários. Vão além dos grafismos especiais, pintura exclusiva e personalizada que identificam à distância que se trata de um caminhão especial.

O modelo escolhido para ser o 500 mil traz um pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais, rodas de alumínio. A cabine é a Highline com acabamento de luxo, geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas. 

A fabricante optou por incrementar o veículo com as tecnologias embarcadas disponíveis pela marca. A relação inclui piloto automático com previsão ativa (Actcruise), acelerador inteligente e freio de cabeçote CRB, item de série na gama Super.

A função do freio de cabeçote CRB é garantir melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw). No pacote de soluções de serviços, o cliente receberá também o Scania Pro Control por três anos.

No período de quase 70 de produção no Brasil, a Scania lançou vários caminhões que se destacaram na preferência do mercado. Os dois modelos de grande destaque são bicudos na cor laranja L 110 e L 111, conhecidos como “Jacaré”. Ambos fizeram sucesso nas estradas nas décadas de 1960 e 1970.

Scania L111, apelidado de Jacaré, foi um dos modelos de maior sucesso da Scania

Ano especial para a história da Scania no Brasil

Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, afirma  que a empresa está vivendo um ano muito especial para a história da companhia no Brasil, especialmente pelo marco de 500 mil caminhões produzidos.

O executivo relata que a Scania fechou o primeiro quadrimestre de 2024 na liderança de mercado no segmento de pesados. No período foram emplacados 5.866 caminhões da marca, um crescimento de 78,5% sobre as 3.286 unidades licenciadas em igual período de 2023.

“Por outro lado, o mercado registrou 19.839 unidades, acréscimo de 15,5% sobre 2023, nos quatro primeiros meses do ano”, complementou. Ainda segundo Nucci, as vendas da marca continuam avançando, pois até o dia 24 de maio, o número de emplacamentos de caminhões pesados Scania tinha atingido 6.850 veículos.

“Esse total já representa um crescimento de 80% sobre o mesmo período do ano passado. Por outro lado, o mercado registrou 19.839 unidades, acréscimo de 15,5% sobre 2023, nos quatro primeiros meses do ano”, complementou.

De acordo com o levantamento da Fenabrave, a Scania é a única marca com quatro modelos no ranking dos 10 caminhões mais emplacados no período.

A Scania é a única fabricante com quatro modelos no ranking da Fenabrave que destaca os 10 caminhões mais licenciados a cada mês. O  modelo mais vendido atualmente da Scania é o R 450, com 1.846 unidades. Os demais são o R 540 Plus, com 1.253 unidade; R 460, com 804 unidades, e o 560 R Super com o registro de 697 emplacamentos.