Caminhões Scania conectados com manutenção flexível ganham um dia extra de operação no ano. Foto: Divulgação

Segundo a Scania, os operadores de transportes que contrataram os serviços flexíveis de manutenção para os caminhões conectados da marca estão ganhando de um dia a mais de operação por ano em comparação com a manutenção convencional. Esse ganho ocorre devido ao melhor planejamento.

O contrato de manutenção flexível se difere do convencional devido as informações que a Scania extrai do caminhão em operação por meio de tecnologias digitais. Com os dados coletados, sistemas avançados de inteligência artificial faz o planejamento da manutenção preventiva do veículo.

“Este é um dos vários sinais de que a conectividade está transformando o transporte pesado. Do ponto de vista do cliente, os resultados da adoção da conectividade pela Scania em 2011 estão se tornando cada vez mais benéficos no ano. Melhor tempo de atividade e planejamento mais inteligente significam melhores transportes de linha de fundo e mais sustentáveis ​​”, afirma Karin Rådström, vice-presidente executiva e chefe de vendas e marketing da Scania.

Crescimento exponencial 

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No final de 2018, havia mais de 360.000 caminhões e ônibus Scania conectados na estrada, considerando todos os mercados nos quais a marca atua e oferece a tecnologia. Cerca de 90% da frota de circulante na Europa está conectada. Outras partes do mundo estão seguindo.

A frota total de veículos Scania conectada roda um total de 2,9 bilhões de quilômetros por mês. Em 2011, o número correspondente foi de apenas 62 milhões de quilômetros. É a riqueza de dados fornecidos pelos dispositivos conectados a bordo dos veículos que permitem que a Scania ofereça serviços sob medida, como Planos de manutenção com planos flexíveis da Scania, manutenção do veículo baseada em dados operacionais em tempo real e uso real do veículo.

Aqui, os dados operacionais de cada caminhão são monitorados ao decidir sobre as necessidades de manutenção. Assim, por exemplo, as mudanças de óleo e filtro podem ser feitas no melhor momento possível, o que reduz a quantidade de tempo na oficina, melhorando a economia do cliente e tornando as alterações de peças tão sustentáveis ​​quanto possível.

“A conectividade é inestimável em pesquisa e desenvolvimento. O volume de dados operacionais dos veículos rodoviários da Scania é dobrado a cada 20 meses. Os engenheiros se beneficiam de todas essas informações ao projetar novos recursos ou melhorar as funções existentes. Eles podem se aprofundar em todos os dados anteriores para determinar, por exemplo, o desgaste dos componentes e a durabilidade como ponto de partida para um projeto ideal”, afirma Claes Erixon, vice-presidente executivo e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).