A Scania está introduzindo uma nova linha de caixas de câmbio que para substituir todas as soluções automatizadas Scania Opticruise atuais. O primeiro membro da nova linha – G33CM – está ligado aos V8s atualizados e aos motores de 13 litros de alta produção da Scania com 500 e 540 cv.
 
Nova transmissão automatizada da Scania
Nova transmissão automatizada da Scania

A Scania investiu mais de 400 milhões de euros (equivalente a mais de R$ 2,7 bilhões) na nova linha para reforçar sua posição premium. Com suas capacidades de referência, a nova linha de caixas de câmbio automatizadas garante que os trens de força bem-sucedidos, de baixa rotação e com baixo consumo de combustível mantenham sua liderança nesta década.
 
“Esta introdução adiciona outro componente vital da Scania para permanecer altamente competitivo em motorizações baseadas em ICE até 2030”, disse Alexander Vlaskamp, ​​vice-presidente executivo, chefe de vendas e marketing. “A nova gama de caixas de velocidades é um excelente exemplo da excelência tecnológica da Scania, trazendo mais combustível e eficiência de transporte aos nossos clientes de forma sustentável”.
 
A Scania tem uma longa e orgulhosa tradição em oferecer caixas de câmbio manuais automatizadas com o nome Scania Opticruise, que foram introduzidas pela primeira vez no início dos anos 1990. Mas por que investir no desenvolvimento de uma nova linha de redutores quando a Scania já possui o que é amplamente considerada uma das melhores soluções do mercado?
 
“É absolutamente necessário”, afirma Vlaskamp. “Nossas novas caixas de câmbio oferecem as melhorias necessárias para um transporte rodoviário mais eficiente e sustentável na próxima década. Uma característica principal é a maior difusão, tornando-os mais adequados para atender aos nossos motores de baixa rotação com marcha econômica estendida e consumo de combustível reduzido ”.
 
O início das vendas da primeira versão das novas caixas de câmbio está previsto para outubro. Eles podem ser acoplados a três dos quatro V8s Euro 6 da Scania e dois motores de seis em linha. Os primeiros caminhões do cliente com uma solução Scania Opticruise baseada em G33CM serão produzidos no primeiro trimestre de 2021.
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).