Scania investe mais de R$ 65 milhões em seu centro de distribuição de peças

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Serviço de atendimento pós-venda rápido e eficiente é fundamental para manter em alta a imagem do fabricante de caminhão. Focada nessa realidade, a Scania vai investir mais de R$ 65 milhões em seu centro de distribuição de peças no Brasil. Esse valor será destinado à ampliação da área de estocagem e melhoramento dos processos

Entre os principais objetivos do investimento consta a ampliação da área dos atuais 15.000m² para 22.500. Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, explica que o objetivo é preparar o Centro Logístico para o futuro.

A unidade abastece 180 pontos no território brasileiro, além de mercados internacionais como Bélgica, África do Sul e América Central além de sete unidades da Scania na América do Sul. O LPC (Latin America Parts Center) foi inaugurado há 10 anos e está localizado em Vinhedo/SP, em área de fácil acesso às rodovias Bandeirantes e Anhanguera, bem como do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

“Com eese aporte estamos nos preparando para o futuro. O foco sempre é a garantia da disponibilidade para os clientes”, complementou. Diariamente saem da unidade mais de 42 mil peças destinadas distribuição, reposição do pós-venda no Brasil e países vizinhos.

Centro de distri
Centro de distribuição de peças da Scania comporta mais de 40 mil itens em estoque

Paulo Moraes destaca que o Latin America Parts Center instalado em Vinhedo é o único centro de logística e de reposição de peças dos quatro existentes no mundo Scania com estrutura semelhante ao da matriz, na Bélgica. O espaço conta atualmente com mais de 40 mil itens em estoque.

“O que não pode acontecer ao nosso cliente é faltar peça, pois o veículo precisa estar sempre operante e com disponibilidade”, acrescentou. Moraes disse ainda que a cada lançamento também aumenta o desafio de ter itens à disposição, como por exemplo a preparação da unidade para a eletromobilidade.

De acordo com Ademir Egídio, Gerente Executivo de Logística de Peças, a equipe do centro logístico consegue atender de forma imediata 97,4% dos pedidos que chegam ao LPC. Trata-se do maior nível de serviço desde o início das atividades em 2013, índice bastante alto comparado às redes de varejo.

Movimento de entrada e saída de peças no centro logístico

O centro logístico de peças de reposição em Vinhedo recebe semanalmente entre 7 e 8 contêineres de componentes importados, volume que representa 60% do total das entradas. As peças nacionais, produzidas por 200 fornecedores, respondem por 25%, enquanto 15% saem da fábrica de São Bernardo do Campo/SP.

O movimento de saída registra mensalmente o despacho de 1.000 toneladas de peças, das quais 560 toneladas são de itens destinadas a atender os 180 pontos de serviços e concessionários no Brasil e 440 toneladas são exportadas. Diariamente são faturadas e despachadas 5.500 linhas de peças para suprir as 7 unidades de negócios da Scania na América Latina.