Segurança certificada

113

Empresa realiza seminários para discutir a ISO e seus benefícios

Empresa realiza seminários para discutir a ISO e seus benefícios

O PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito) criado em 1987 pelo Grupo Volvo tinha como objetivo conscientizar e mobilizar a população brasileira, bem como os profissionais do volante, sobre a importância da segurança no trânsito. Em 2014, o programa lançou o chamado “Atlas de acidentalidade”, que mapeou os trechos e estradas com mais ocorrências de acidentes. 

Agora, após quase 30 anos desde a criação do PVST, o programa lança um novo projeto; o Manual da ISO 39.001. De acordo com Anaelse Oliveira, responsável pelo PVST, a decisão de lançar o manual veio dos seminários promovidos pelo programa em diversas regiões do país, entre setembro e novembro de 2014. 

?”Nosso objetivo, ao lançar o manual, foi ir além da discussão, disponibilizando a essência do conteúdo em um documento de orientação para as empresas interessadas em implementar a norma. As empresas que adotarem a ISO 39.001 terão avanços na gestão viária, e se tornarão mais competitivas”, afirma Anaelse.

Paulo Cesar Gottlieb, da empresa TRS Engenharia e responsável pelo manual, explica que a norma, apesar de recente nos organismos de certificação das normas ISO, a ISO 39.001 tem tido boa receptividade por parte das empresas, além disso, diz que as empresas que possui as certificações 9001 e 14001, não vão encontrar dificuldades para obter a ISO. Paulo finaliza informando que, no Reino Unido, as transportadoras que obtém a certificação 39.001 obtiveram 10% de redução no valor do seguro da frota.   

O PVST continua a realizar os seminários, para discutir e apresentar o tema. Os próximos devem ocorrer em São Paulo, Goiânia, Salvador e Fortaleza. As inscrições devem ser realizadas através do site do programa. A série de projetos desenvolvidos pelo programa vão de encontro a meta global da marca, chamada de  “Zero Acidentes”, que tem por objetivo zerar as ocorrências e acidentes envolvendo os veículos da marca, bem como contribuir para um trânsito mais seguro e inteligente.