Há curiosidades na lista dos 10 maiores países fabricantes de caminhões do mundo, sendo interessante para entender como o Brasil está se desenvolvendo dentro do contexto mundial. Neste artigo com os dados, mais analíticos, há importantes interrogações. Os números isoladamente, por si só, não esclarecem a economia global sobre o tema

Primeiramente, deixaremos claro a fonte dos dados: são da OICA (International Organization of Motor Vehicle Manufacturers). Como a OICA tem os dados? Colocarei o exemplo do Brasil e ficará fácil de entender. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) recebe os dados do Denatran consolidados pelo Renavam de emplacamentos e é a primeira a informar a OICA. 

Todos os outros países trabalham como a Anfavea? Difícil saber, mas a entidade brasileira é transparente com relação aos dados e a primeira a fornecer para OICA. Os dados de todos os países são 100% confiáveis? Difícil saber. No entanto, são os únicos que existem e, temos que partir do princípio, que as entidades dos outros países são confiáveis como a Anfavea. Os dados representam a produção de caminhões no mundo? Não. Se não temos certeza de quantos países existem no mundo, não teremos certeza de quantos fabricantes de caminhões existem no mundo. Vamos pelos números que conhecemos até o momento.

Segundo a ONU, há entre 193 e 195 países no mundo reconhecidos. Mas não é desconhecido alguém que contou e conferir se todos existem, pois, checagem de informação custa caro. Temos que viver com os dados que temos. Quantos países são associados da OICA? São 37.

Então, a lista abaixo considera os dados da OICA recebidos dos 37 países associados à entidade e todas as marcas presentes no Brasil estão na lista. Tudo certo? Não.

Há associados que pararam de passar informações sobre a produção de caminhões. Isso faz mais de uma década, portanto, não tem a ver com pandemia ou guerra. O curioso é que esses países não fornecem informações de caminhões e ônibus, mas fornecem dados sobre automóveis e comerciais leves. Segundo a OICA, as os países que não passam os números sobre produção são: Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Azerbaijão, Belarus, Colômbia, Ucrânia, Argentina, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Argélia e Marrocos. 

Assim, a lista contempla dos 10 maiores países fabricantes de caminhões é com base nos dados disponíveis. Os países que informam os números de produção são: Áustria, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido, República Tcheca (eu pessoalmente visitei a produção da Tatra em Koprivnice), Hungria, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Canadá, México, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Indonésia, Irã, Japão, Malásia, Myanmar, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan e África do Sul. 

Os 10 maiores países produtores de caminhões:

Pos. País 2002 2021 Diferença percentual
China 416.894 2.408.094 477,2%
Japão 679.965 516.988 -24%
EUA 258.257 288.251 11,6
Índia 109.626 246.407 124,8
México 53.395 162.836 205
Brasil 68.500 158.810 131,8
Indonésia 7.288 72.983 901,4
Rússia 35.364 68.937 94,9
Coreia do Sul 33.269 65.895 98,1
10º Alemanha 158.226 Confidencial 115.954
Deixamos a Alemanha no 10º por ser desconhecido a produção em 2021. O último dado divulgado pelo país foi em 2010, quando produziram 115.954 caminhões
foto capa 10
gestaodetransportefabet
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).