A família Atron é composta por caminhões tradicionais da Mercedes-Benz e possui representantes nos segmentos médios, semipesados e pesados.
A gama é formada pelos modelos com cabines avançadas, representados pelo Atron 1719 4×2 e 2729 6×4, e os bicudos 1319 4×2, 2324 6×2 e 1635 4×2 – este cavalo mecânico. A fabricante optou por manter os modelos bicudos por terem uma imagem muito forte no mercado brasileiro, sendo ainda a preferência, sobretudo, entre os clientes que trabalham como autônomos.
O caminhão mais vendido da linha Atron em 2014 foi o Atron 2729 com um total de 4 383 unidades, somando todas as configurações do modelo – K, B e P siglas para caçamba, basculante e plataforma. Suas vendas representam 40% de toda a linha tradicional da Mercedes e 8% do segmento de pesados, que responde por cerca de 40% do mercado total. As principais aplicações desse robusto modelo são a construção civil, como betoneira e basculante. Também serve como veículo de apoio nas atividades do agronegócio, como na cana-de-açúcar, na extração de madeira e também na mineração e construção civil, bem como aplicações que exigem uma operação fora de estrada, como os adquiridos pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), para serviços de caminhão pipa em áreas rurais.
Todos os modelos são equipados com motor produzido pela Mercedes-Benz que, para atender a norma de redução de emissão de poluentes, a P7, (equivalente à Euro 5), utilizam a tecnologia patenteada pela fabricante como BlueTec 5, em que se utiliza a SCR (redução catalítica seletiva), em que há a necessidade do Arla 32.
São propulsores que partem dos 185 cv até 345 cv de potência e 71,4 mkgf a 148 mkgf de torque. No que se refere ao PBT as versões partem de 13 t e vai até 45,1 t.
Por conta da inteligência do motor, que ficou mais eficiente, a Mercedes também incorporou mais conforto a linha. O interior da cabine ainda se sobressai pela simplicidade. Contudo, os revestimentos dos bancos e painel ganharam novas cores e materiais de fácil limpeza. Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho. Modelo como o 2729 ainda dispõe de chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga.
Com a chegada da P7, alinha ganhou painel de instrumentos com computador de bordo e tecla de navegação, prático e funcional, oferecendo melhor visualização e simplificando o uso pelo motorista. Outra vantagem muito importante é que ele traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l. O cavalo mecânico 1635 ainda conta com banco com suspensão pneumática, incluindo o do passageiro, espelhos e vidros elétricos.