O Porto de Hamburgo está dando um passo adiante em direção à descarbonização do transporte de carga. Testes com três unidades do Nikola Tre no trabalho de transferência de contêineres foram iniciados no principal porto da Alemanha. Os conjuntos de cavalos mecânicos com semirreboques totalmente elétricos, colocados em operação como parte de uma entrega cerimonial e apresentação ao cliente, devem demonstrar sua adequação prática como os primeiros caminhões pesados neutro ambiente no porto, com até 25 outros veículos 4×2 a seguir nos próximos dois anos. O projeto é em parceria com a Iveco.

O primeiro Nikola Tre surge como um veículo robusto de três eixos com dois acionamentos elétricos instalados no eixo traseiro, com uma potência contínua de 480 kW, ou seja, cerca de 653 cv, podendo assumir as tarefas mais pesadas. Um desempenho máximo de curto prazo é mesmo de 1000 kW, com os quais o caminhão articulado de contêineres possui excelentes valores de condução. Os caminhões silenciosos podem lidar facilmente com cargas completas de até 42 toneladas no transporte de contêineres. 

Autonomia de até 800 km 

As nove baterias integradas, cada uma pesando cerca de 500 quilos, garantem uma vida útil mínima de seis anos ou 500.000 quilômetros com uma capacidade restante de pelo menos 80 por cento. No próximo ano, um modelo adicional da Nikola com célula de combustível aumentará o alcance dos atuais 500 quilômetros para até 800 quilômetros. Isso significa que o caminhão sem emissões, fruto da cooperação entre a Iveco e a Nikola, será adequado para uso em longas distâncias. Paralelamente aos desenvolvimentos dos fabricantes de veículos, empresas de óleo mineral como a Shell estão trabalhando rapidamente para estabelecer uma rede de carregamento, locais que os veículos poderão ser recarregados com altas correntes em pouco tempo. A cabine do Nikola Tre é a mesma do Iveco S-Way. 

Na Alemanha, cerca de 80% dos custos adicionais ainda consideráveis do Nikola puramente elétrico devem ser absorvidos por meio de programas de subsídios estatais. Christian Sulser, membro do conselho da Iveco, descreveu a “prova de conceito” do Nikola Tre, montado na fábrica da Iveco em Ulm por processos mais modernos, como um passo importante para o uso prático de caminhões elétricos.”

Para o presidente da Nikola Corporation, Michael Lohscheller, parceiros fortes como o Porto de Hamburgo são “prova de que o Nikola Tre BEV é o caminho certo para empresas que querem fazer mais do que apenas falar sobre mudanças climáticas”. O gerente inteligente está em ascensão do conceito Nikola e quer lançar a contraparte movida a hidrogênio da porta elétrica da bateria já no próximo ano. “Não prometemos por muito tempo, nós cumprimos!” é o seu credo. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).