Os clientes da Volvo Caminhões já contam com mais uma concessionária Volvo Express, em Caçapava (SP). Ela faz parte do grupo Auto Sueco. 

 Auto Sueco São Paulo inaugurou uma nova casa Volvo Express em Caçapava, município a Com mais esta unidade, o grupo soma nove concessionárias estrategicamente distribuídas pelo estado. “Estamos ampliando nossa capilaridade e cobertura. É mais um investimento para aumentar nossa capacidade de atendimento da frota de caminhões e ônibus da Volvo”, declara Fernando Ferreira, CEO da Auto Sueco SP.

A configuração de concessionária Express tem o objetivo de prestar serviços rápidos e rotineiros com a tradicional alta qualidade. É uma estrutura compacta e muito eficiente, com um atendimento incrementado para a realização de serviços especializados e em tempo curto. “Uma casa Volvo Express proporciona muito mais agilidade e rapidez quando se observa aumento da procura por produtos e serviços em determinadas regiões especificas”, afirma Felipe Battistella, gerente de marketing e desenvolvimento de concessionárias da marca. 

Volvo anuncia R$ 1,5 bilhões para desenvolver veículos e serviços no Brasil

Após crescer 45,7% no mercado interno de caminhões, a Volvo anuncia o ciclo de investimento no Brasil para R$ 1,5 bilhão a ser aplicado entre 2022 e 2025. Os recursos direcionados para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio foi divulgado com o balanço positivo de 2021, o melhor ano da história da Volvo desde que se instalou no Brasil.

No segmento de caminhões pesados, a Volvo foi líder com 17.980 veículos unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades licenciadas. O semipesado VM também foi destaque em vendas da linha Volvo VM, com 6.393 veículos comercializados e crescimento de 81%. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021.

“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.

Ônibus globalizado

A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 812 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.

Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022,  a Volvo anuncia início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.

Caminhões Nikola Iveco movido a hidrogênio já transportam cervejas nos EUA

Curso de Gestão em Segurança no Transporte: primeira turma formada em 2022 pela FABET

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).