Confirmada como uma das duas fabricantes de caminhões — até o momento — a expor na Fenatran, a Volvo começa a divulgar o que pretende apresentar na edição 2015 do evento. Dentre as novidades, está a nova linha F (FH, FM e FMX), que estreou modelos totalmente renovados neste ano. Segundo Daniel Homem de Mello, gerente de marketing de caminhões da Volvo, esses lançamentos levam o setor de caminhões a era digital.
Além disso, dois simuladores estarão à disposição do público: cabine de simulação off-road e simulador de tombamento para dentro. “Nossa cabine de treinamento, que funcionará na feira, simula todas as situações reais de uma condução em rodovias e ambientes off-road, como curvas, ondulações, travessias de pista e frenagens. Simula ainda, por exemplo, o carregamento de pedras. Durante a simulação, a cabine se movimenta conforme as condições da pista e da topografia. Também vamos levar aos visitantes um simulador que comprova a eficácia do cinto de segurança com uma cabine que simula tombamento em caso de acidente. Quando a cabine tomba, o cinto trava e a pessoa que está dentro fica presa ao assento. O foco da simulação é alertar motoristas e passageiros para a importância de usar o cinto de segurança, tanto nos bancos dianteiros como nos traseiros, em qualquer tipo de veículo”.
A fabricante vai expor em seu estande o FH e, também, o VM Canavieiro (leia mais na edição 145 da revista TRANSPORTE MUNDIAL), que foi otimizado para a operação de colheita e transbordo de cana-de-açúcar.
Como parte da estratégia global do Grupo Volvo, as pautas tecnologia e conectividade não poderiam deixar de ser exploradas pela marca. A fabricante vai detalhar os conceitos Voar Oncall, com o qual é possível entrar em contato direto com o atendimento Volvo ao pressionar de um botão, e o MyTruck, aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do caminhão.